DECEA participa do Exercício COMAO FLIGHT 2024. Os controladores de tráfego aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), participam até o dia 30 de outubro, do Exercício COMAO FLIGHT 2024, realizado em Natal (RN). Entre os objetivos do treinamento esteve a preparação das unidades participantes para a CRUZEX 2024, maior exercício multinacional da Força Aérea Brasileira (FAB), que ocorrerá no período de 04 a 15 de novembro.
O Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, destacou a importância da atuação dos militares no treinamento, envolvendo a gestão do espaço aéreo em situações que requerem a interação entre operações militares e civis. “A finalidade é otimizar o uso do espaço aéreo destinado ao exercício, buscando diminuir o impacto para a aviação civil que possui rotas planejadas naquela região”, destacou o Oficial.
O DECEA adotou diversas medidas para mitigar os impactos no tráfego aéreo civil, como a criação de mais de 90 rotas preferenciais, que incluem desviar o fluxo da aviação civil dos espaços aéreos restritos quando eles estiverem ativados, visando garantir a segurança e a eficiência do espaço aéreo.
Durante o treinamento, foi ativada uma Célula de Gerenciamento de Fluxo (FMC) no Controle de Aproximação de Natal (APP-NT) composta pelos Gerentes de Fluxo do CGNA, militares da Divisão de Operações Militares do DECEA e da Célula FMC do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) para assegurar a implementação do Uso Flexível do Espaço Aéreo.
“Os Gerentes de Fluxo de Tráfego Aéreo estavam plenamente informados sobre os deslocamentos das aeronaves de defesa aérea para as áreas de treinamento, bem como sobre seus retornos para pouso. Isso possibilitou ações mais assertivas no gerenciamento do fluxo, antecipação nas ações de gerenciamento de tráfego aéreo e diversos encurtamentos táticos nas rotas planejadas para a aviação regular, resultando na diminuição das emissões de CO2 e na melhoria na eficiência das operações”, afirmou o Coordenador da Célula de Gerenciamento de Fluxo do CGNA no APP-NT, Tenente Eduardo Henrique Veríssimo dos Santos.
Para a Sargento Thais Alves, o exercício representou um marco na preparação da Força Aérea Brasileira para a CRUZEX. “Demonstra a importância de um planejamento estratégico e da colaboração entre diferentes setores da aviação. A gestão eficaz do espaço aéreo, aliada à implementação de rotas preferenciais e à coordenação em tempo real, garantiu a segurança e a eficiência das operações”.
Preparação dos Controladores de Tráfego Aéreo do CGNA para a CRUZEX
Durante o treinamento, que acontece de 23/09 a 01/11, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), os Gerentes de Fluxo do CGNA estão recebendo instruções teóricas e práticas nos simuladores, visando a preparação para as mudanças previstas no espaço aéreo durante a CRUZEX. “O foco está no gerenciamento de fluxo aéreo e na preparação operacional alinhada com práticas de planejamento que se associam aos conceitos do Programa de Atividades e Emprego dos Laboratórios de Simulação (PAELS)”, afirmou o Gerente de Simulação do CGNA, Tenente Ricardo do Sul Milholi da Silva.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO