DECEA participa da Conferência Mundial de Radiocomunicação em Dubai. Evento é promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).
Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participando da Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2023 (WRC-23). O evento ocorre até o dia 15/12, e é promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).
O DECEA integra a delegação brasileira, composta por integrantes de diversos setores de telecomunicações nacional, sob gestão da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Juntos, os profissionais prestam todo o assessoramento técnico nos diversos itens de agenda relacionados, diretamente e indiretamente, ao espectro de frequência aeronáutico.
Com o trabalho conjunto e apoio da ANATEL, o DECEA elaborou contribuições relevantes para os itens de agenda aeronáutico a serem apresentadas durante a conferência WRC-23, como o serviço de comunicação VHF via Satélite, Banda Larga HF, veículo Suborbital e faixa de frequência para Terminação de Voo de foguetes. Os dois últimos também contaram com o apoio do Instituto de Aeronáutica de Espaço (IAE).
“As participações ativas do DECEA, com apoio da ANATEL, nas reuniões de Radiocomunicação são essenciais para defesa dos interesses nacional, visando à alocação e preservação de faixas de frequências dos sistemas de comunicação, navegação e vigilância da aviação, civil e militar. Além disso, também é fundamental assegurar que esses sistemas estejam protegidos de interferências de outros serviços”, explicou o Capitão Engenheiro Wallace Gutemberg Medeiros Luz, um dos representantes do DECEA.
Fonte: FAB
@FFO