DECEA lança interface para planejamento de voos de drones. Desde o dia 02 de dezembro, os pilotos de drone contam com a interface do Airspace System Analysis (ASA), configurada para atender às necessidades das operações do Portal Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS – Unmanned Aircraft Systems). Esse lançamento marca a segunda fase de implementação da ferramenta, que teve como foco atender as demandas de análise do Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM – Air Traffic Management), relacionadas aos UAS.
Em setembro, o motor de análises do ASA foi integrado ao Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), o sistema do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para solicitações de acesso ao espaço aéreo por drone, o que marcou a primeira etapa da integração. A interface para o público externo, como foco em solicitação de voos, é a segunda etapa da integração entre ASA e SARPAS.
As principais novidades da nova interface se encontram na área “ASA Maker”, uma área de trabalho focada na interação do usuário com o mapa. As ferramentas disponibilizadas permitem a criação de desenhos complexos sobre o mapa, que por sua vez poderá ter camadas exibidas para melhorar a capacidade de planejamento.
Após a área delimitada, com dimensões e altura, é possível verificar o impacto com aeródromos e helipontos ao apertar um botão. Dessa maneira, o usuário consegue saber se a área pretendida para a operação com o drone precisará passar por análise. O objetivo dessa funcionalidade é diminuir ainda mais as solicitações que necessitam de análise manual.
Outro destaque é a ferramenta de busca, que permite identificar term os de interesse como código ICAO de Aeródromos, CEP de endereços ou até mesmo locais de interesse.
ASA – Airspace System Analysis
O Airspace System Analysis (ASA) é desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA. Mais informações sobre a utilização deste produto estão disponíveis na Central de Ajuda do DECEA e no vídeo abaixo.
Fonte: FAB
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO