• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

DECEA inaugurou estação radar de Presidente Prudente

5 de agosto de 2025
DECEA inaugurou estação radar de Presidente Prudente. Fotos: FAB.
DECEA inaugurou estação radar de Presidente Prudente. Fotos: FAB.

DECEA inaugurou estação radar de Presidente Prudente. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), inaugurou em 30/07 uma nova estação radar de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; do Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Coronel Aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo; do Vice-Presidente da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich; da Chefe da Divisão Técnica da Comissão, Major Engenheira Talita da Cunha Mattos; do Vice-Presidente da Thales da América Latina e Diretor-Geral da Thales no Brasil, Luciano Macaferri Rodrigues; do Presidente da Omnisys Engenharia, Rodrigo Modugno, e demais autoridades.

Os radares primário LP23SST-NG e secundário RSM970S-NG formam um sistema que permite aos controladores de tráfego aéreo e de defesa aérea visualizarem a posição, altitude, velocidade e direção das aeronaves no espaço aéreo. Dessa forma, sistema torna-se fundamental para organizar o fluxo de tráfego aéreo e garantir a segurança da navegação aérea, uma vez que fornece informação essencial para que os controladores orientem os pilotos em voo, e amplia a cobertura dos voos de rota na região das fronteiras entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O Major-Brigadeiro Javoski destacou a importância da implantação do novo radar. “A CISCEA se orgulha dos significativos avanços operacionais e do nível de eficiência alcançado no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, reconhecido como referência mundial”, afirmou o Presidente da CISCEA.

O Oficial-General ressaltou também a importância da parceria com a empresa Omnisys ao exercer um papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendem às necessidades operacionais do controle do espaço aéreo brasileiro. “Seguiremos fortalecendo essa parceria, com foco no aprimoramento contínuo da infraestrutura crítica que garante a segurança e a fluidez do espaço aéreo”, pontuou.

Sobre a CISCEA

Criada em 23 de julho de 1980, a CISCEA é uma organização subordinada ao DECEA que tem por missão promover a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento do SISCEAB, além de outras iniciativas de interesse do Comando da Aeronáutica. Além disso, atua na modernização de sistemas já implantados, garantindo a evolução contínua do controle do espaço aéreo brasileiro.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login