• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

DECEA assume o comando da Base Aérea de Florianópolis e avança o projeto do APP Sul

18 de março de 2025
DECEA assume o comando da Base Aérea de Florianópolis e avança o projeto do APP Sul (Fotos: FAB).

DECEA assume o comando da Base Aérea de Florianópolis e avança o projeto do APP Sul. A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina, recentemente foi transferida do Comando de Preparo (COMPREP) para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), um evento de grande relevância para o Controle do Espaço Aéreo Brasileiro na Região Sul.

A cerimônia militar de transferência ocorreu no dia 14 de março na BAFL e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e militares da Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis (GUARNAE-FL).

“Ao longo de sua trajetória, a BAFL sempre teve um papel essencial na defesa do Brasil. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi daqui que aeronaves da FAB partiram para missões de patrulha antissubmarina e escolta de comboios”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

Com a criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, a BAFL passou da Marinha do Brasil (MB) para a Força Aérea Brasileira. Em 2017, sua subordinação foi transferida do Comando-Geral do Ar (COMGAR) para a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), retornando ao COMPREP em fevereiro de 2022.

Com a incorporação da BAFL ao DECEA, será realizado o projeto de concentração dos Centros de Controles de Aproximações (APP) Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, objetivando aprimorar a segurança da navegação aérea, a eficiência operacional e a integração tecnológica (saiba mais sobre esse projeto aqui). A expectativa é que a mudança permita um gerenciamento mais eficiente de mais de 200 mil tráfegos aéreos por ano.

“Essa transição promove a otimização dos recursos operacionais, patrimoniais e humanos, melhorando a coordenação e comunicação entre as equipes, reduzindo riscos e aumentando os índices de segurança, prioridade máxima do DECEA”, afirmou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

O Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, destacou os desafios enfrentados pela unidade devido a restrições orçamentárias e reforçou a necessidade de recuperar a infraestrutura existente.

“Ao longo de todas essas mudanças, permanecemos firmes graças a um efetivo dedicado e obstinado. Agora, sob a estrutura do DECEA, a BAFL se alinha ainda mais ao trinômio de defender, controlar e integrar. Seguiremos apoiando as unidades da FAB que operam aqui, garantindo a soberania do nosso espaço aéreo e a defesa da pátria”, concluiu.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login