• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

DCTA conclui fase de Verificação Técnica e Validação Logística dos caças F-39E Gripen

8 de setembro de 2025
DCTA conclui fase de Verificação Técnica e Validação Logística dos caças F-39E Gripen. Fotos: FAB.
DCTA conclui fase de Verificação Técnica e Validação Logística dos caças F-39E Gripen. Fotos: FAB.

DCTA conclui fase de Verificação Técnica e Validação Logística dos caças F-39E Gripen. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a Verificação Técnica (VT) e a Validação Logística (VL) dos caças F-39E Gripen. As atividades que integram a AVOP-I, aconteceram entre 18/08 e 04/09 na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.

Essas ações contaram com a participação de militares do DCTA, da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). O foco foi avaliar o Gripen na primeira versão BCU (Basic Capability Updated) e os sistemas de suporte à sua operação para as missões de Alerta de Defesa Aérea e Desdobramento no território nacional.

A AVOP-I tem como objetivo principal verificar a efetividade e a adequabilidade do F-39E e seus sistemas para o cumprimento das missões a que se destina, considerando o ambiente operacional brasileiro e o estágio inicial de seu ciclo de vida.

Para o Tenente-Coronel Aviador David Escosteguy, do IPEV, que realizou alguns dos voos da VT, a importância dessa atividade é a verificação de requisito de sistema previsto em contrato com a fabricante SAAB no cenário brasileiro. “A VT verificou algumas melhorias incorporadas nessa atual versão da aeronave, que contribuem para uma melhor performance operacional”, destacou.

O Coordenador Logístico da AVOP-I, Capitão Engenheiro Carlos Monteiro Barbosa Filho, destacou que a Validação Logística (VL) teve como foco a avaliação das capacidades do Gripen diante de mudanças de configuração e do reposicionamento rápido da aeronave. “Foi mais uma oportunidade de validar, em um ambiente controlado, mas representativo das condições reais de operação, a capacidade logística do Grupo Logístico da BAAN (GLOG-AN) e o projeto do F-39 no cumprimento da missão, analisando dificuldades, complexidades, tempos de reação e outros indicadores relevantes”, afirmou.

A Coordenadora-Geral da Operação, Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, ressaltou que a AVOP-I é uma prática consolidada no cenário internacional, representando o estado da arte nos processos de validação de sistemas de defesa. “A AVOP-I tem foco no operador e busca identificar possíveis deficiências o quanto antes. Os dados coletados agora serão utilizados no planejamento do início da operação de Alerta de Defesa Aérea com o F-39E. Ainda serão necessárias outras fases da AVOP-I do Gripen na versão BCU, para aprofundar o conhecimento sobre as capacidades da aeronave e consolidar o Conceito de Operações (CONOPS)”, explicou.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login