Dassault Rafale para a Indonésia. O caça francês conquistou mais um cliente: a Indonésia. O país confirmou hoje que está adquirindo o primeiro lote caças Dassault Rafale, ratificando a carta de intenções assinada em 7 de junho de 2021 com o fabricante francês. Originalmente seriam 36 unidades, encomenda que hoje foi elevada para 42 aeronaves em dois lotes.
O primeiro contrato foi assinado neste dia de 10 de fevereiro, pelo vice-marechal do ar Yusuf Jauhari, chefe da Agência de Instalações de Defesa do Ministério da Defesa da Indonésia e pelo presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier, na presença da Ministra da Defesa da França, Florence Parly, e do Ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto.
O Contratado contempla seis Rafales, que serão seguidos de outros 36, a serem adquiridos em um novo contrato a ser assinado no futuro. As entregas do 1º lote devem ocorrer nos próximos três anos.
Não foi informado se os Rafales da TNI-AU (Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara) serão da versão F3 ou da F4. O fato é que a confirmação da compra dos Rafales vem logo após a Indonésia desistir dos Su-35, em grande parte por pressões vindas de Washington. O Su-35 concorria com o Rafale e o F-15EX, que não foi descartado pelos indonesios, podendo substituir os Su-27 no futuro.
O Rafale nos últimos anos tem se mostrado um campeão de vendas conquistando novos clientes. A Grécia adquiriu 24; a Croácia 12 exemplares e em dezembro passado os Emirados Árabes Unidos anunciaram a compra de 80 unidades. Outros pedidos de exportação foram para o Egito com 56 Rafales e para a Índia e o Qatar, ambos com 36.
UE um comunicado de imprensa da Dassault afirmou:
“A aquisição do Rafale para a Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (Força Aérea da Indonésia) inclui uma solução completa pronta para uso, com um pacote que abrange treinamento suporte logístico para várias bases aéreas indonésias e um centro e treinamento com dois simuladores de missão completos. A indústria indonésia se beneficiará de um retorno industrial substancial, não apenas no setor aeronáutico, mas também em todas as outras grandes áreas de cooperação relacionadas ao amplo portfólio de tecnologias dominadas pela Dassault Aviation e seus parceiros industriais, Safran Aircraft Engines e Thales.”
Eric Trappier comentou:
“É uma grande honra para a Dassault Aviation ver o Rafale se juntar à prestigiosa TNI-AU, e gostaria de agradecer às autoridades indonésias pela confiança que depositaram em nós. Este contrato marca o início de uma parceria de longo prazo que fará com que a Dassault Aviation aumente rapidamente sua presença no país. Também demonstra o forte vínculo entre a Indonésia e a França e reforça a posição do maior arquipélago do mundo como uma potência-chave no cenário internacional. Estou confiante de que o Rafale atenderá às necessidades operacionais da Força Aérea da Indonésia, contribuindo ativamente para a defesa e soberania da República da Indonésia.”
@CAS