Dassault Rafale Marine para a Aviação Naval Indiana. A Índia e a França recentemente concluíram as negociações envolvendo a compra de caças navais Dassault Rafale M para a Marinha Indiana.
O negócio é estimado em cerca de US$ 7,6 bilhões e não teve seus detalhes divulgados. O contrato deverá ser assinado no próximo mês de abril, quando o Ministro da Defesa francês, Sebastien Lecornu, visitará a Índia.
Os novos Rafale M substituirão os envelhecidos caças navais MiG-29K e MiG-29KUB atualmente operados pelos Esquadrões INAS 300 “White Tigers” e INAS 303 “Black Panthers”. Os novos franceses irão operar nos porta-aviões INS Vikrant (R11) e INS Vikramaditya (R33) da Marinha Indiana.
Analistas projetam dois possíveis cenários para o contrato. O primeiro envolveria a aquisição de 22 Rafale Marine (versão baseada em porta-aviões) e quatro Rafale B (assentos duplos e operação convencional) para treinamento em terra dos pilotos. O segundo são 26 Rafale M e os pilotos indianos sendo treinados na França e em simuladores na INS Hansa, em Goa, Índia.
Além disso, a Dassault Aviation também está avaliando a viabilidade de estabelecer uma linha de montagem final dos caças Rafale na Índia, visando atender às crescentes demandas de produção oriunda de novos pedidos esperados.
Atualmente a Força Aérea Indiana opera 36 caças Rafale, mas o governo considera ampliar a frota se a fabricante francesa estabelecer uma linha de produção no país, fomentada pelo programa nacional “Make in India”.
A atual carteira de pedidos da Dassault Aviation inclui 230 caças Rafale, sendo 164 para clientes de exportação e 56 para a Força Aérea Francesa.
@FFO