Dassault Falcon 7X para a Força Aérea Helênica. A Força Aérea Grega (HAF – Elliniki Polemiki Aeroporia) receberá em breve um novo Dassault Falcon 7X. O jato foi revisado e pintado no Aeroporto de Lelystad (LEY/EHLE), na Holanda, onde foi visto com as marcas militares completas, e a matrícula civil francesa F-HHED, provisoriamente aplicada.
Fabricada em 2017, a aeronave, futuro HAF 273 (c/n 273), pertencia a uma empresa privada que recentemente o colocou à venda em um site especializado. Nas fotografias e detalhes do anúncio, é possível ver que o “Seven X” tinha uma capacidade para 14 passageiros e três tripulantes (um assento para comissária), em uma configuração executiva de alto padrão. Não há detalhes se a Força Aérea Helênica manteve esta configuração.
De acordo com sites de rastreio on-line, o F-HHED chegou em Lelystad (LEY/EHLE), no último dia 12 de agosto e, na noite desta terça-feira (19/10), foi transladada para o Aeroporto de Paris-Le Bourget (LBG/LFPB).
O novo Falcon 7X da HAF será designado para o Esquadrão 352 (352 MMYP “Coscmos”), baseado no Aeroporto de Elefsis (LGEL), arredores de Atenas. O 352 MMYP ainda opera uma dupla de Embraer ERJ-135 e um Gulfstream V.
@FFO