Dassault entrega o 1º Rafale à Grécia. O primeiro Rafale B da Elliniki Polemiki Aeroporia, ou Força Aérea Helênica (HAF – Hellenic Air Force) foi entregue hoje, 21 de julho de 2021. A aeronave com as marcas gregas e matrícula 401 (ex-AAE 305), foi oficialmente entregue por Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation, no Dassault Aviation Flight Test Center em Istres-Le Tubé, no sul da França, em uma cerimônia que contou com a presença do Sr. Nikolaos Panagiotopoulos, Ministro da Defesa Nacional da Grécia.
A HAF encomendou em 25 de janeiro de 2021, um total 18 Rafales ao custo de €2.3 bilhões. O pedido inclui 12 aeronaves ex-AAE e seis novas, produzidos na fábrica da Dassault Aviation. As aeronaves só devem seguir para a Grécia a partir de janeiro de 2022, quando espera-se que as 12 aeronaves ex-Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) já esteja em cores gregas.
A Grécia passa ser o 5º país a operar o caça francês junto de França, Índia, Qatar e Egito. No final de junho os dois primeiros Dassault Rafale B, ambos ex-AAE, foram vistos nas cores da HAF no pátio da Dassault em Istres.
Na HAF, os Rafale voarão no 332º Esquadrão “Geraki” (Falcão), da 114ª Ala de Combate, baseada em Tanagra. Atualmente esta unidade está equipada com Dassault Mirage 2000BG/EG, que deverão ser substituídos pelos Rafales quando estiverem totalmente capacitados para a missão.
A entrega acorre em tempo recorde, após apenas seis meses após a assinatura do Contrato de aquisição de 18 Rafale. Esta primeira aeronave, bem como as próximas cinco – todas vindas da AAE, serão destinadas para treinar os pilotos e técnicos da HAF na França antes de desdobrar para a Base Aérea Tanagra.
Um primeiro grupo de pilotos HAF, já treinados por vários meses pela AAE, e 50 técnicos HAF irão ser treinado no Centro de Treinamento de Conversão de Aviação (CTC) da Dassault em Mérignac, França, para finalizar o treinamento, antes do retorno a Grécia.
Segundo a Dassault, o Rafale ilustra a excelente qualidade da cooperação da Dassault Aviation com a Força Aérea Helênica, ao longo de mais de 45 anos de parceria ininterrupta e forte.
“Após o Mirage F1 em 1974, o Mirage 2000 em 1985 e o Mirage 2000-5 em 2000, o Rafale agora voa orgulhosamente com as cores da Força Aérea Helênica. O Rafale desempenhará um papel ativo ao assegurar a liderança da Grécia como uma grande potência regional. Gostaria de reafirmar nosso compromisso total com o sucesso do Rafale na Grécia”, disse Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.
@CAS