• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Dassault desenvolverá drone furtivo “loyal wingman” para atuar ao lado dos caças Rafale

10 de outubro de 2024
Dassault desenvolverá drone furtivo "loyal wingman" para atuar ao lado dos caças Rafale (Foto: Dassault).
Dassault desenvolverá drone furtivo “loyal wingman” para atuar ao lado dos caças Rafale (Foto: Dassault).

Dassault desenvolverá drone furtivo “loyal wingman” para atuar ao lado dos caças Rafale. A França desenvolverá um avançado drone de combate furtivo (UCAV) do tipo “loyal wingman” (ala leal), para complementar as capacidades dos caças tripulados Dassault Rafale. A informação foi anunciada ontem (08), pelo ministro das Forças Armadas, Sébastien Lecornu, durante a celebração dos 60 anos das Forças Aéreas Estratégicas Francesas (FAS) na Base Aérea de Saint-Dizier.

O evento contou com a presença de importantes autoridades do setor de defesa francês, incluindo o General Jérôme Bellanger, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE), e Éric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation, empresa que lidera o projeto de desenvolvimento do novo UCAV.

“Este drone de combate furtivo contribuirá para a superioridade tecnológica e operacional da Força Aérea Francesa até 2033. É significativo que ele esteja sendo iniciado hoje, pois marcamos o 60º aniversário das Forças Aéreas Estratégicas e o 90º aniversário da Força Aérea e Espacial: na aeronáutica — um campo altamente complexo — o futuro tem raízes profundas, e a inovação é construída com base na experiência. A Dassault Aviation e seus parceiros têm orgulho de servir às Forças Armadas Francesas e à Agência Francesa de Aquisições de Defesa (DGA). Sua confiança renovada nos honra e nos obriga”, disse Éric Trappier.

O futuro UCAV francês irá incorporar tecnologia furtiva, sistemas de voo autônomos e grande capacidade de carga útil, para desempenhar um papel crucial em cenários de combate colaborativo ao lado dos caças Rafale F5 da Força Aérea e Espacial Francesa.

O novo projeto será baseado no sucesso do “nEUROn”, o primeiro drone-demonstrador com capacidade furtiva produzido na Europa. Desde seu primeiro voo 2012, o nEUROn realizou mais de 170 voos, abrindo caminho para futuras tecnologias de UCAV.

Iniciado em 2003, o desenvolvimento do projeto nEUROn envolveu seis países, França, Itália, Espanha, Suécia, Grécia e Suíça. Os voos de testes focaram na validação das tecnologias furtivas, capacidades autônomas e integração com sistemas militares. A aeronave foi produzida apenas parar servir como uma plataforma de pesquisas, principalmente para estabelecer as bases para futuros projetos.

“O Rafale F5 combinado com o futuro UCAV e suas evoluções, como o Mirage IV em sua época, garantirão a independência e a superioridade de capacidade da França nas próximas décadas”, afirmou a Dassault.

Fonte: Dassault Aviation

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login