Dassault: contrato de assistência para os Mirage 2000 do AAE. A Direction de la Maintenance Aéronautique (DMAé) du Ministère des Armées da França concedeu recentemente à Dassault Aviation um contrato para a manutenção da frota Mirage 2000 do Armée de l’Air et l’Espace (AAE) que terá duração de 10 anos, tempo estimado de serviço operacional destes caças com a Força Aérea Francesa.
O chamado “contrato BALZAC” inclui todas as atividades de manutenção do Mirage 2000B/C/D e Mirage 2000-5F do AAE até sua aposentadoria. A manutenção do motor e os serviços prestados pela SIAé (Service Industriel de l’Aéronautique) são objeto de contratos separados. O contrato segue a mesma linha dos já realizados para a manutenção das aeronaves Rafale e Atlantic 2. O escopo abrange todos os sistemas eletrônicos, em especial os produzidos pela Thales.
O acordo também inclui serviços técnicos e logísticos aprimorados, como a criação de um centro logístico único de suporte nas bases aéreas de Luxeuil e Nancy; a presença de Dassault Aviation no AIA (Atelier industriel de l’aéronautique) em Clermont-Ferrand e a gestão do fim de vida de todos os equipamentos para otimizar os custos de manutenção.
No que diz respeito à gestão das atividades de manutenção, todos os interessados terão acesso a um sistema de informação de apoio à gestão de aeronaves Mirage 2000 derivado do OPTIMAL IS, que está a ser desenvolvido para o Rafale no âmbito do contrato RAVEL. Essa continuidade digital otimiza a consistência da documentação de referência e a fluidez das trocas, permitindo que a empresa cumpra seus compromissos de disponibilidade das aeronaves a longo prazo.
Este contrato será executado por uma equipe integrada, reunindo os fabricantes e as Forças, aproveitando a experiência desenvolvida ao longo de mais de 40 anos no Mirage 2000 e que ajudou a consolidar o forte vínculo de confiança entre a Dassault Aviation e o AAE.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS