• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Dassault avaliará a extensão da vida útil dos Mirage 2000 da ROCAF

4 de agosto de 2023
Dassault avaliará a extensão da vida útil dos Mirage 2000 de Taiwan (Foto: ROCAF).
Dassault avaliará a extensão da vida útil dos Mirage 2000 da ROCAF (Foto: ROCAF).

Dassault avaliará a extensão da vida útil dos Mirage 2000 da ROCAF. A Republic of China Air Force (ROCAF) está considerando a extensão da vida útil de seus caças Dassault Mirage 2000. O Quartel-General do Comando da Força Aérea do país anunciou sua intenção de avaliar se nove bipostos Mirage 2000-5DI podem continuar servindo por mais 20 anos.

Taiwan adquiriu uma frota de 60 caças Mirage 2000-5Di/Ei a partir de 1997 e, como essas aeronaves estão entrando em um estágio avançado de seu ciclo de vida, o custo de manutenção e reparo aumentaram significativamente, superando o de outras aeronaves do arsenal da ROCAF, como os F-16A/B, FC-1 e F-5E/F.

Os Mirages estão locados no 2nd Tactical Fighter Wing (2nd TFW), que tem hoje três unidades: 41st Tactical Fighter Group (41st TFG), 42st Tactical Fighter Group (42st TFG) e 48th Training Group (48th TG), todos sediados na Base Aérea de Hsinchu. Hoje há 46 Ei dos 48 Ei e 9 Di no inventário dos 12 Di originais.

Para avaliar a viabilidade de prolongar sua vida útil, Taiwan está contando com o apoio da fabricante, a Dassault Aviation. O processo de avaliação, orçado em US$ 4,77 milhões, deve ser concluído até julho de 2026.

Um dos principais motivos que impulsionam essa iniciativa é a flexibilidade estratégica oferecida pelos aviões Mirage 2000-5DI (biplaces). Eles podem ser utilizados tanto para missões regulares, quanto para de treinamento de novos pilotos.

Além disso, a aquisição de Taiwan de 66 novos caças F-16C/D Block 70/72 dos Estados Unidos, irá ter suas entregas atrasadas, criando incertezas sobre sua disponibilidade oportuna, em especial nas questões de disputas com a China. 

Os dois primeiros F-16 novos, inicialmente, estavam previstos para o final de 2023. Porém, foram adiados para o terceiro trimestre de 2024. Isto empurrou todas as entregas para frente e isto levantou preocupações.

A retirada de toda a frota Mirage-2000, sem a certeza dos F-16V podem ocupar seu lugar, deixaria a ROCAF desguarnecida. Assim, manter os caças franceses oferece uma proteção contra esse risco potencial.

Apesar de seis caças Mirage-2000-5DI terem sido perdidos ao longo dos anos devido a acidentes, essas aeronaves continuam sendo ativos cruciais na frota de Taiwan, implantadas principalmente para proteger o espaço aéreo do norte do país.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login