

Dassault apresenta Rafale com tanques conformais no Paris Air Show 2025. A Dassault Aviation apresentou no Paris Air Show 2025 um caça Rafale equipado com tanques de combustível conformais (CFT – Conformal Fuel Tanks). A aeronave está em exibição estática na feira internacional de aviação que inicia hoje (16/06) no Aeroporto de Le Bourget, no arredores de Paris.
O caça exposto com CFTs, um Rafale B (biposto) da Força Aérea e Espacial Francesa (AdeAE), está com os dois tanques instalados na parte superior da seção central da fuselagem. Não está claro se os CFT são totalmente funcionais ou se são apenas modelos representativos.
Com os dispositivos, o caça multifuncional da Dassault terá melhoria significativa de alcance e na capacidade de transportar cargas úteis externas (munições, sensores, equipamentos). Equipados com CFTs, os pilones que receberiam os tradicionais tanques de combustível alijáveis, ficam livres livres para transportar cargas adicionais, sem comprometer o raio de alcance em combate.

Não foi a primeira vez que a Dassault projeta os CFTs para o caça. Em 2001, o protótipo Rafale B01 foi testado com os tanques conformais, porém a configuração não atraiu nenhum cliente. Apesar disso, a Dassault confirmou que todos os Rafales produzidos tem a opção de integrar CFTs, embora não esteja claro quais modificações seriam necessárias.
Agora a ideia ganha nova força, indicando perspectivas de futuras capacidades do caça, incluindo focando em vendas estrangeiras. Não há dúvidas que os CFTs oferecem aos caças – incluindo os Rafale – vantagens significativas em termos de alcance e desempenho em relação aos tanques alijáveis tradicionais.
Frequentemente os Rafale são vistos carregando com três tanques alijáveis de 330 galões (cerca de 1.250 litros), sendo dois sob as asas e um sob a fuselagem. Isso reduz a capacidade de combate do caça, que deixa de transportar, por exemplo, seis mísseis ar-ar (AAM) – ou oito em uma configuração muito mais rara. Um exemplo são os AAM BVR Meteor, os quais atualmente os Rafale podem transportar no máximo quatro e com os tanques conformais, este número poderá ser aumentado.
Mas é notável que a Dassault tenha retomado seu projeto CFT justamente no momento em que outros fabricantes parecem ter abandonado os planos de oferecer essa opção aos seus caças de quarta geração.

A título de comparação, a Boeing afirmou no passado, que um F/A-18E/F Super Hornet transportando dois AIM-9X Sidewinders, dois AIM-120 (AMRAAM) e duas bombas guiadas de precisão de 2.000 libras teria um raio de combate de 594 milhas náuticas, isto com o combustível dos seus tanques internos e um tanque alijável no center line. Com esta mesma configuração, porém equipado com CFTs, o raio de combate do Super Hornet aumentaria para 714 milhas náuticas.
Vale ressaltar que os tanques conformais apresentam desvantagens muito específicas, como arrasto adicionai e peso extra. Eles não podem apenas ser descartados, como acontece com os tradicionais tanques alijáveis, quando os pilotos precisam de melhor agilidade no combate aéreo ou em uma situação de emergência.
Não está claro quanto alcance adicional que os CFTs proporcionarão ao Rafale, mas é certo que na sua configuração básica, o jato francês não é muito reconhecido por essa capacidade. Parece que o CFT serão oferecidos com o Rafale F5, a mais recente versão do caça, previsto para permanecer em serviço até a década de 2060.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO