Dassault anuncia contrato histórico de 80 Rafale F4 para os Emirados Árabes Unidos. A Dassault Aviation anunciou nesta sexta-feira (03/12), a assinatura de um contrato histórico envolvendo a comercialização de 80 caças Rafale F4 para para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UAEAF).
O documento foi assinado por Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation, e Tareq Abdul Raheem Al Hosani, CEO do Conselho Econômico de Tawazun, responsável pelas aquisições de segurança e defesa dos Emirados Árabes Unidos.
A cerimônia contou com a presença do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e do Sheikh Mohammed ben Zayed Al Nahyane, Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos.
O Rafale F4 fornecerá às Forças Armadas dos Emirados uma ferramenta capaz de garantir a soberania e a independência operacional. A UAEAF será a primeira usuária do Rafale F4 fora da França, e a sexta nação a adquirir o caça, que já totaliza 242 pedidos de todas versões.
Este contrato é o resultado da mobilização total entre a Dassault Aviation e a Força Aérea dos Emirados, embasada por uma relação de confiança de mais de 45 anos entre os Emirados Árabes Unidos e Dassault Aviation, construída basicamente sobre a família de caças Mirage, notavelmente o Mirage 2000-9, cuja modernização começou há dois anos.
Eric Trappier , presidente e CEO da Dassault Aviation, disse:
“A venda de 80 Rafale para os Emirados Árabes Unidos é uma história de sucesso da França: estou muito orgulhoso e muito feliz com o resultado…Após o Mirage 5 e o Mirage 2000, este contrato do Rafale consolida a relação estratégica que une nossos dois países…Este contrato, o maior já obtido pela indústria aeronáutica de combate francesa, consolida uma base industrial nacional, sem dúvida única na Europa…O sucesso do Rafale com as nossas forças armadas e a sua venda à Federação dos Emirados Árabes Unidos, bem como a sua exportação para outros cinco países, mostra que a aviação de combate francesa é um centro de excelência internacional.”
Fonte: Dassault Aviation
Nota RFA: O Rafale F4 inclui melhorias do radar Thales RBE2 de varredura eletrônica ativa (AESA), no pod Thales TALIOS de mira e identificação de alvos, pod RECO NG de reconhecimento, sistemas de comunicação, suíte de guerra eletrônica, além da integração de mísseis MICA NG, Bombas guiadas Sagem Armement de 1000 kg (AASM) e sistema aprimorado de mira montado no capacete.
@FFO