

DARPA teria encerrado o projeto Liberty Lifter. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) teria encerrado o programa de hidroaviões de transporte pesado Liberty Lifter da empresa Aurora. A notícia foi divulgada pela Aviation Week em 7 de julho, embora até o momento nenhum comunicado oficia foi disponibilizado pela Agência.
No mês passado a DARPA concluiu os trabalhos no Liberty Lifter, após a reestruturação do programa para se concentrar em áreas de maior risco. Simulações e testes de materiais comprovaram a viabilidade do conceito do projeto Liberty Lifter.
Em fevereiro de 2023, a DARPA selecionou a General Atomics e a Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, para desenvolver uma grande aeronave anfíbia que utilizaria o princípio do efeito solo para transportar cargas pesadas em alta velocidade e baixa altitude sobre a água.
As especificações do projeto previam uma aeronave capaz de transportar cargas úteis de até 100 toneladas (semelhante à de um C-17 Globemaster III), um alcance de 6.500 milhas náuticas (12.000 quilômetros) e a capacidade de voar a até 30 metros de altitude sobre a água.
Em maio de 2024, a DARPA destinou US$ 8,3 milhões adicionais à Aurora Flight Sciences para continuar o trabalho somente no projeto. O esboço original previa que um protótipo seria lançado em algum momento entre 2027 e 2028, porém ele não será construído.
A DARPA ressaltou que todos os estudos do programa Liberty Lifter foram muito valiosos e que pretende continuar trabalhando com parceiros da indústria para aplicar essas aprendizagens em outras plataformas.
A notícia ocorre em um momento em que a China trabalha no seu próprio veículo anfíbio de efeito solo. No início deste mês, surgiram algumas imagens borradas de um local de testes no Mar de Bohai , um golfo no norte do Mar Amarelo, mostrando o que poderiam ser testes no mar de uma nova aeronave anfíbia chinesa.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO