DARPA contrata a BAE Systems para desenvolver aeronaves inovadoras. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) concedeu um contrato para a BAE Systems, com objetivo de desenvolver projetos de aeronaves inovadoras e “revolucionárias”. O anúncio foi divulgado em 07 de setembro, pela BAE Systems em comunicado oficial.
O contrato prevê que a BAE Systems desenvolva uma aeronave experimental, em escala real, equipada com Controle de Fluxo Ativo (AFC). A capacidade de realizar manobras em voo, sem superfícies de controle móveis convencionais, permitirá melhorar o desempenho, facilitar a manutenção e aumentar a sobrevivência em campo.
A BAE Systems foi chamada pela DARPA CRANE, por conta do seu projeto inovador do drone MAGMA, demonstrado em 2019. Trata-se de um protótipo de aeronave, em escala menor, que foi manobrada com sucesso pela primeira vez na história, sem o uso de flaps e ailerons, apenas utilizando o fluxo de ar supersônico do exaustor, aliado a tecnologias e componentes de Controle de Fluxo Ativo.
“A BAE Systems está na vanguarda do design digital [de aeronaves] há mais de 20 anos. Este contrato nos permitirá avançar no projeto AFC, e nos nossos recursos de engenharia digital em escala real, em colaboração com a DARPA e com a Universidade de Manchester, no Reino Unido. Desde os testes inovadores com o MAGMA, nossos engenheiros do Reino Unido, EUA e Austrália continuaram desenvolvendo melhorias no processo de design digital de aeronaves, para fornecer valor militar e vantagens operacionais para este novo combatente”, disse Tom Fillingham, VP Sênior de Programas nos EUA, da BAE Systems Air.
À medida que as aeronaves militares enfrentam ambientes de ameaças cada vez mais contestados e complexos, o Active Flow Control oferecerá benefícios militares em potencial, que podem proporcionar vantagens operacionais em um cenário de batalha.
As tecnologias de controle de fluxo ativo podem complementar – ou substituir – as superfícies de controle móveis convencionais, melhorando o desempenho de uma aeronave em várias fases do voo, bem como reduzir a massa e o volume em comparação aos controles convencionais, permitindo maior carga útil transportada e flexibilidade para o operador.
A BAE Systems deverá amadurecer os seus projetos de design, integração e redução de riscos, incluindo testes em túnel de vento nas suas instalações no noroeste da Inglaterra em 2022. Este trabalho inovador formará as fases futuras do programa CRANE, incluindo a atividade de design de conceito.
Fonte: BAE systems
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