A americana DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency, desenvolve o programa Gremlins, que objetiva a recuperação de drones em voo. A agência informou que encerrou a campanha de testes 2020, chegando muito perto do C-130A (N120TG), conseguir recuperar os seus três X-61A Gremlins Aerial Vehicle (GAV) em voo.
Nos testes, o trio de X-61A voaram em formação por mais de duas horas, passando com sucesso por todas as avaliações de segurança do voo autônomo. Ao final, foram realizadas nove tentativas de recuperação em voo, porém o excessivo movimento relativo entre os UAVs e o C-130A tornaram impossível a atracação em voo. Os três X-61A acabaram acionando o sistema de paraquedas, chegando ao solo com segurança.
“Nos testes em solo, todos os sistemas funcionaram perfeitamente, mas somente nos voos é onde você realmente descobre como as coisas funcionam. Em cada tentativa de atracação, chegamos a centímetros de conectar, mas, no final das contas, não estava perto o suficiente para ativar o sistema de recuperação”, disse Scott Wierzbanowski, Gerente do Programa Gremlins do Escritório de Tecnologia Tática da DARPA.
No três voos de experiências, foram coletados uma grande quantidade de dados e capturadas horas de vídeos, mostrando a dinâmica do processo de captura, principalmente a interação entre o sistema de atracação e o GAV. Os técnicos agora irão se debruçar para analisar esses dados, atuar em modelos virtuais e otimizar o design dos sistemas, visando a nova campanha de testes, prevista para a primavera de 2021. O objetivo inicial do programa Gremlins é demonstrar o lançamento aéreo e a recuperação em voo de quatro GAVs em 30 minutos.
“Fizemos grandes avanços no aprendizado e na resposta aos desafios tecnológicos entre cada um dos três voos de testes. Desta vez estivemos tão perto que estou confiante de faremos várias recuperações em voo na próxima campanha de testes. No entanto, como acontece com todas as experiências em voos reais, há sempre incertezas e desafios que precisam ser superados”, completou Wierzbanowski.
@FFO