DARPA avança no programa do hidroavião Liberty Lifter. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) selecionou duas empresas para desenvolver projetos para um hidroavião de grande porte sob o programa “Liberty Lifter X-Plane”. As equipes lideradas pela General Atomics e pela Aurora Flight Sciences irão apresentar protótipos em escala real das suas propostas para aeronaves de efeito solo, destinadas para transporte tático pesado de longo alcance e baixo custo operacional.
O projeto chamado “Liberty Lifter Seaplane Effect” terá a General Atomics trabalhando em conjunto com a Maritime Applied Physics Corporation e a Aurora Flight Sciences com sua parceira Gibbs & Cox e ReconCraft.
O programa Liberty Lifter visa demonstrar uma aeronave com características de um “ekranoplano”, conhecida por voar muito baixo, utilizando o efeito solo gerado pela superfície, geralmente o mar. Caso se apresente viável, o projeto poderia fornecer um salto de capacidade, capaz de realizar operações marítimas estratégicas e táticas de transporte pesado de cargas e tropas.
O demonstrador Liberty Lifter será um grande hidroavião do porte do avião de transporte C-17 Globemaster III. Entre os objetivos do projeto incluem a decolagem, pouso e operação sustentada no mar em condições de 4 até 5 (escala Douglas), voando próximo à água, sob o efeito solo, bem como capacidade de voar em altitudes mais elevadas, até 10.000 pés acima do nível do mar (fora do efeito solo).
“Estamos entusiasmados para iniciar este programa e ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com ambas as equipes à medida que amadurecem seus conceitos de design. As duas equipes adotaram abordagens distintas que nos permitirão explorar um espaço de relativamente grande durante a Fase 1 do projeto”, disse Christopher Kent, Gerente do Programa DARPA Liberty Lifter.
A equipe da General Atomics trabalha em um projeto de casco duplo e asa média para otimizar a estabilidade e navegação na água, empregando uma propulsão com doze motores turboshaft. Por sua vez, o design da Aurora Flight Sciences se assemelha a um barco voador tradicional, com casco único, asa alta e oito motores turboélices.
A Fase 1 do projeto Liberty Lifter envolverá as equipes de execução e as partes interessadas do Departamento de Defesa, com o objetivo de refinar os projetos com atenção especial às necessidades e conceitos operacionais. Essa fase inicial são para um período de 18 meses, com seis meses de trabalho no conceito, nove meses de maturação e três meses adicionais para planejamento de fabricação e análises de planejamento de teste/demonstração.
Em meados de 2024 ocorrerá a transição para a Fase 2, com projeto detalhado contínuo, fabricação e demonstração dos Liberty Lifter X-Plane em escala real. A DARPA prevê a parceria com um ou mais serviços do DoD e parceiros internacionais para essas atividades e o desenvolvimento de um veículo operacional.
Fonte: DARPA
@FFO