CZAF desativou seus últimos helicópteros de origem soviética. No último domingo (15/10), a Força Aérea da República Tcheca (CZAF) retirou oficialmente da sua frota os últimos helicópteros de origem soviética, que foram substituídos por aeronaves produzidas nos Estados Unidos. Uma cerimônia foi realizada na 22ª Base de Helicópteros, em Náměšť nad Oslavou, sudeste do país.
Estima-se que no momento da aposentadoria das últimas aeronaves soviéticas, a frota da CZAF tinha pelo menos 11 helicópteros de ataque Mil Mi-24 Hind e aproximadamente 20 helicópteros multimissão Mil Mi-8 Hip.
Em julho deste ano, a CZAF iniciou efetivamente a transição da sua frota de helicópteros de ataque e multimissão, ao receber os primeiros Bell AH-1Z Viper e UH-1Y Venom produzidos nos Estados Unidos. Essas aeronaves fazem parte de uma encomenda de 20 novos helicópteros (dez UH-1Y e dez AH-1Z) anunciada pelo governo tcheco em 2020.
Em meio ao processo de preparação para o recebimento dos novos helicópteros americanos, a CZAF desativou algumas aeronaves Mi-24/Mi-8 que foram transferidos para a Ucrânia. Muito provavelmente este será o destino dessas últimas células desativadas no último domingo (15).
De acordo com o que temos acompanhado, até o momento a Bell Helicopters entregou seis aeronaves para a CZAF, sendo quatro Bell AH-1Z Viper (matrículas 0486, 0487, 0488 e 0489) e dois Bell UH-1Y Venom (0490 e 0491).
@FFO