Um E/A18G no convoo do CVN-78 durante os testes de compatibilidade realizados em janeiro de 2020. Foto: Specialist Seaman Jesus O. Aguiar/U.S. Navy
O porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN-78) iniciou, no 16 de janeiro de 2020, ao lago da costa leste dos EUA, os testes de compatibilidade de aeronaves. Um Northrop E-2D Advanced Hawkeye foi a primeira aeronave a pousar, marcando o início desta sessão de testes que teve como foco a catapulta magnética EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System) e o sistema de retenção de aeronaves AAG (Advanced Arresting Gear). Foram usadas durante o teste aeronaves T-45 Goshawks, F/A-18E/F Super Hornet, E/A-18G Growler, E-2D Advanced Hawkeye e C-2A Greyhound. O CVN-78 será o primeiro porta-aviões equipado com EMALS e AAG integrados e este teste é crucial para sua certificação final.
A HII anunciou em 29/02 que sua divisão de construção naval, a Newport News Shipbuilding (NNS) iniciou recentemente os testes de superfície do sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves (EMALS — Electromagnetic Aircraft Launch System) no novo porta-aviões da classe Gerald R. Ford, o USS John F. Kennedy (CVN 79).
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A Marinha dos Estados Unidos (USN) concedeu à General Atomics um contrato de US$ 1,204 bilhão para construir o Sistema Eletromagnético de Lançamento de Aeronaves (EMALS) e o Equipamento Avançado de Retenção (AAG) do futuro porta-aviões USS Doris Miller (CVN 81).
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O nome dos dois próximos porta-aviões da Classe Gerald R. Ford foram definidos: serão batizados com os nomes dos ex-presidentes dos EUA de George W. Bush e William J. Clinton.
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