Custo dos F-35B britânicos do Tranche 1 vai aumentar. O Ministério da Defesa Britânico afirmou que a inflação, os problemas da cadeia de suprimentos e o fato de a Turquia não estar mais envolvida no programa Joint Strike Fighter (JSF) resultaram em aumento de custos para os F-35B dos lotes 15 – 17 de produção inicial de baixa taxa (LRIP Low-Rate Initial Production).
Evidências enviadas ao Comitê de Defesa do governo do Reino Unido revelaram que o pedido de 48 F-35B — dos quais 30 exemplares já foram entregues e um perdido em acidente — será concluído até 2025. Essas 17 aeronaves finais, que serão produzidas no Lote 17 do LRIP. No entanto, embora os custos gerais dos caças tenham caído quase pela metade, foi revelado que elementos externos causaram um aumento inesperado nos custos de produção.
Em evidência, o UK MoD disse: “O preço de cada aeronave nos lotes 15 – 17 (entregue entre 2023 – 2026, o que incluiu o custo do motor) aumentou cerca de 6% em comparação com a estimativa de custo anual do F-35 Joint Program Office de 2021. Isso se deve principalmente ao aumento dos custos de fabricação associados às pressões inflacionárias, bem como aos impactos na cadeia de suprimentos após a retirada da Turquia do programa”.
A Lockheed Martin, que também forneceu provas por escrito do aumento de custos aos clientes, acrescentou: “Em 30 de dezembro de 2022, o F-35 Joint Program Office (JPO) e a Lockheed Martin finalizaram o contrato para a produção e entrega de até 398 F-35s para os serviços militares dos EUA, parceiros internacionais e parceiros de vendas militares estrangeiras (FMS) nos lotes 15 e 16, com opção para o lote 17. O acordo inclui 145 aeronaves para o lote 15, 127 para o lote 16 e até 126 para a opção de contrato do lote 17, incluindo a primeira aeronave F-35 para a Bélgica, Finlândia e Polônia”.
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