Cúpula G-20: Galeão recebe diversas aeronaves de autoridades para encontro mundial no Rio de Janeiro. A 19ª Reunião da Cúpula dos Líderes do G20, que acontecerá nos próximos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), reunirá dezenas de chefes de Estado e autoridades internacionais. A chegada dos convidados VIPs para a primeira Reunião do G20 realizada no Brasil, estará movimentando o espaço aéreo da capital fluminense na próxima semana.
Programada para ocorrer no Museu de Arte Moderna, na região central da cidade e, consequentemente, proximo ao Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ), o encontro das mais importantes autoridades mundiais fechará aquele aeroporto durante os dois dias da reunião (saiba mais aqui).
O Aeroporto Internacional do Galeão (GIG/SBGL), situado na Ilha do Governador, receberá todos os voos comerciais, todas as aeronaves trazendo as autoridades do mundo inteiro, além de inúmeros voos logístico transportando delegações, convidados, pessoal de apoio e equipamentos.
Na verdade, muitos desses voos de suporte estão ocorrendo há vários dias, como é o caso dos Estados Unidos, que já enviou inúmeros C-17 Globemaster III trazendo desde veículos, helicópteros, pessoal, material e equipes de segurança para a comitiva do presidente Joe Biden, que virá a bordo dos dois VC-25A da USAF.
A seguir uma “amostra” do que está previsto, ou que já chegou ao Aeroporto Internacional do Galeão nos últimos dias. Listamos apenas voos de autoridades ou convidados VIPs:
África do Sul: Boeing 737-700 BBJ presidencial (matrícula ZS-RSA);
Alemanha: Luftwaffe Airbus A350-900 (10+02);
Angola: Boeing 787-8 BBJ (2-DEER);
Arábia Saudita: Sky Prime Airbus A340-600 (HZ-SKY);
Argélia: Air Algerie A330-200 (VT-VJX);
Argentina: FAA Learjet 60E (T-11);
Austrália: RAAF Airbus A330 MRTT (A39-007);
Bolívia: FAB Falcon 900EX (FAB-001);
Canadá: RCAF Airbus A330/CC-330 (330002);
Catar: Qatar Amiri Airbus A340-300 (A7-AAH);
Chile: FACH Boeing 767-300 (985);
China: Air China dois Boeing 747-8i presidencial (B-2479 e B-2482);
Colômbia: FAC Boeing 737;-700 (1222);
Coreia do Sul: Boeing 747-400 presidencial (22-001);
Egito: Airbus A340-200 presidencial (SU-GGG);
Emirados árabes Unidos: Boeing 787-8 frota real (A6-PFC);
Espanha: Ejército del Aire Airbus A310 (T.22-1);
Estados Unidos: USAF dois Boeing 747/VC-25A (92-9000 e 82-8000) e B757/C32 (98-001);
França: Armeé de L´Air Airbus A330-200 (F-RARF) e Dassault Falcon 7X (F-RAFA);
Índia: Boeing B777-300W presidencial (K-7066);
Indonésia: TNI-AU Boeing 737-800 (A-7309) e B737-700 BBJ (PK-GRD);
Itália: Aeronáutica Militare Airbus A319ACJ (MM62243);
Japão: JASDF dois Boeing 777-300ER (80-1111 e 80-1112);
Malásia: Malaysia Airlines Airbus A350-900 (9M-MAC);
México: voo comercial;
Nigéria: NAF Airbus A330-200 (5N-FGA);
Paraguai: FAP Cessna 680 (FAP-3001);
Reino Unido: RAF Airbus A321N (G-GBNI);
Rússia: Força Aérea Russa Ilyushin IL-96 (RA-96014);
Tanzânia: Boeing 787-8 da Air Tanzânia (5H-TCJ);
Turquia: Airbus A340 presidencial (TC-CAN);
Vietnã: Vietnam Airlines Airbus A350-900 (VN-A894).
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