Cúpula do G20: Controladores de Tráfego Aéreo do CGNA realizam treinamento. Os controladores de tráfego aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) estão realizando treinamento para a Reunião de Cúpula do G20, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro.
Durante o treinamento, que acontece de 23/09 a 01/11, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), os Gerentes de Fluxo do Salão Operacional do CGNA estão recebendo instruções teóricas e práticas nos simuladores, visando atender o aumento do fluxo de tráfego aéreo durante o evento.
Profissionais do CGNA foram os responsáveis pela identificação das necessidades e prioridades operacionais, planejamento dos exercícios simulados e pelo acompanhamento da execução das instruções teóricas e práticas.
“O objetivo é proporcionar que os controladores estejam preparados para as mudanças que estão previstas no espaço aéreo do Rio de Janeiro. Nós criamos áreas de exclusão, onde somente aeronaves que estejam participando do evento estarão autorizadas adentrar e sobrevoar o espaço aéreo. Os controladores precisarão estar de posse dessas informações e saber como agir, principalmente, no momento que tivermos alguma degradação para prover toda segurança do espaço aéreo durante o evento”, destacou o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.
O treinamento contempla cenários que retratam situações de aumento de demanda de tráfego aéreo e procedimentos de emergências utilizando as medidas do Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) para adequar a demanda à capacidade de tráfego aéreo.
“A finalidade é capacitar os Gerentes de Fluxo para um grande evento que acontece em sua totalidade na mesma cidade. A presença de chefes de Estado e a ativação das áreas de exclusão classificadas como reservada, restrita e proibida são alguns dos aspectos que se diferenciam das ações de rotina devido à complexidade do evento”, afirmou o Gerente de Simulação do CGNA, Tenente Ricardo do Sul Milholi da Silva.
Com mais de 10 anos de experiência na coordenação do tráfego aéreo durante grandes eventos, o Suboficial Flávio Carvalho Nascimento destacou a importância da capacitação para os controladores de tráfego aéreo. “O treinamento é essencial para alinhar os conhecimentos teóricos com as instruções práticas, visando à eficiência do gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo e coordenação das ações relativas ao espaço aéreo”, avaliou o Supervisor do Salão Operacional do CGNA.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO