• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Cúpula do G-20: FAB ativou célula de defesa aérea no aeroporto do Galeão

18 de novembro de 2024
Cúpula do G-20: FAB ativou célula de defesa aérea no aeroporto do Galeão (Fotos: FAB).
Cúpula do G-20: FAB ativou célula de defesa aérea no aeroporto do Galeão (Fotos: FAB).

Cúpula do G-20: FAB ativou célula de defesa aérea no aeroporto do Galeão. A Cúpula do G20 se reúne nos dias 18 e 19/11, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro (RJ). Na reunião estão presentes chefes de Estado e de Governo de 40 países, além de representantes de 15 organizações internacionais. Para garantir a segurança do evento, uma Célula de Operações Local (COL) de defesa aérea foi ativada no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), unidade operacional do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).

A COL, que iniciou a operação no domingo (17/11), funcionará 24 horas por dia até quarta-feira (20/11). Com uma equipe de 19 militares, uma célula monitora os movimentos aéreos nas áreas de exclusão criadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O trabalho é realizado por meio de sistemas de radar, comunicação e aeronaves de interceptação, com o objetivo de proteger o espaço aéreo contra possíveis incursões não autorizadas dentro dessas áreas.

“Os militares estão em prontidão para atuar, se necessário, no controle das medidas de policiamento do espaço aéreo. Entre as responsabilidades do COL estão o gerenciamento do tráfego aéreo militar e o suporte às defesas antiaéreas”, explicou o Gerente do COL e especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Major Fábio Nunes de Oliveira.

A célula mantém comunicação direta com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e outras estruturas estratégicas, como a Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), localizado na área central do Rio, e o Segundo Centro de Operações Aéreas Militares, em Curitiba (PR). Essa rede de telefonia e troca de informações garante a integração e a eficiência para a condução das transações.

“O COL desempenha um papel essencial em eventos de grande porte, como o G20. Sua atuação é fundamental para proteger o espaço aéreo brasileiro, reforçando a segurança e a soberania nacional em momentos de importância internacional”, destacou o Gerente do COL e especialista em Controle de Tráfego Aéreo.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login