CRUZEX 2024: KC-390 português opera com pods Elbit SPEAR. A Força Aérea Portuguesa (FAP) estreou na CRUZEX 2024, maior exercício aéreo da América Latina, com um Embraer KC-390 Millennium. O FAP 26902 da Esquadra 506 “Rinocerontes” está participando das complexas missões de combate realísticas do Exercício, que ocorre até o próximo dia 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT), Rio Grande do Norte.
Configurado com sistemas e equipamentos distintos, inclusive para operações da OTAN, o KC-390 português utiliza pods de contramedidas eletrônicas SPEAR AECM (Self-Protection, Electronic Attack and Reconnaissance – Advanced Electronic CounterMeasures) sob as asas.
Fabricados pela empresa israelense Elbit Systems, os pods modulares SPEAR AECM da Elbit Systems, oferecem poderosos recursos de autoproteção, ataque eletrônico e reconhecimento. O equipamento fornece sobrevivência aprimorada para aeronaves de combate – inclusive de transporte – quando operando em teatros operacionais degradados.
O pod SPEAR AECM cria uma imagem abrangente das ameaças e seu radar fornece técnicas sofisticadas de interferência multi-ameaças para enganar, bloquear e suprimir os sistemas de defesa inimigos. Ele pode operar de forma independente como um sistema autônomo ou como parte de um conjunto de guerra eletrônica (EW) completo.
Utilizando múltiplos receptores digitais de banda larga e canais DRFM (Digital Radio Frequency Memory), o SPEAR AECM se integra facilmente aos sistemas EW existentes na aeronave. Cobrindo totalmente a banda de frequência em uma ampla cobertura espacial, o pod é capaz de lidar simultaneamente com várias ameaças. A alta potência dos seus transmissores eletrônicos de matriz ativa SSPA (Solid State Phased Array) oferecem resposta rápida, autônoma e direcional.
Em outubro de 2019, a Elbit Systems anunciou que recebeu um contrato de cinco anos do Ministério da Defesa Português para fornecer à FAP um conjunto completo de Guerra Eletrônica e Suporte Logístico ao Cliente para as aeronaves multimissão KC-390. O pedido envolveu sistemas de alerta de radar, sistema de alerta de mísseis, sistema de contramedidas eletrônicas por infra vermelho direcional (DIRCM) e sistemas de contramedidas eletrônicas ativas (AECM).
Em julho de 2019, o Governo Português assinou o contrato com a Embraer para adquirir cinco KC-390 Millennium, que substituirão a frota de C-130H Hércules da Esquadra 501 “Bisontes”. O primeiro KC-390 (FAP 26901) foi recebido pela Esquadra 506 “Rinocerontes” em outubro de 2023 e a segunda aeronave (26902) em junho de deste ano.
@FFO