CRUZEX 2024: a atuação dos Controladores de Tráfego Aéreo no Exercício. No coração das operações aéreas da CRUZEX 2024, os Controladores de Tráfego Aéreo desempenham um papel fundamental para a coordenação e segurança nas missões de treinamento. Durante o Exercício, realizado na Base Aérea de Natal (BANT), esses profissionais estão à frente de atividades essenciais para garantir que todas as aeronaves operem de forma eficiente e coordenada no maior evento de simulação de combate aéreo da América Latina.
Um dos principais desafios para os controladores é a complexa integração dos voos de várias Forças Armadas nacionais e estrangeiras, o que envolve uma série de etapas planejadas com precisão. Antes de iniciar o Exercício, foi realizado um treinamento especializado com controladores da Torre (TWR), Aproximação (APP) e Centro de Operações Militares (COpM) para conhecimento dos cenários simulados e desenvolvimento de táticas de resposta rápida a situações de alta complexidade.
A CRUZEX 2024 conta com a instalação de avançados sistemas de comunicação e vigilância, que são operados e supervisionados pelos controladores para minimizar qualquer impacto ou interrupção nas operações aéreas da região. Esses sistemas permitem que eles acompanhem cada movimento das aeronaves, promovendo o controle do espaço aéreo com precisão e segurança.
De acordo com o Chefe do Terceiro Centro de Operações Militares (COpM3), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marcio Luiz Melo Bonin, durante os voos de combate e treinamento em áreas como São Gonçalo do Amarante (RN) e Mossoró (RN), os controladores também exercem um papel vital no monitoramento dos cenários de combate além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range). Participando de briefings e debriefings diários, esses profissionais ajudam a revisar táticas e estratégias, contribuindo para o aprendizado constante das equipes envolvidas.
“Na CRUZEX, os controladores de Torre, Aproximação e Controle de Operações Aéreas Militares gerenciam o tráfego aéreo, assegurando decolagens, pousos e rotas seguras tanto para as aeronaves regulares, que continuam operando pelo país, quanto para as aeronaves participantes do Exercício. Em paralelo, os controladores de Defesa Aérea especializados em combate além do alcance visual fornecem informações estratégicas aos pilotos, monitorando o espaço aéreo e orientando as aeronaves em tempo real durante as missões. Essa integração entre o controle de tráfego aéreo e a defesa aérea é essencial para o êxito da CRUZEX, garantindo operações coordenadas de forma ágil, ordenada e segura em um ambiente multinacional e complexo”, destacou.
Fonte: FAB
@FFO