Croácia incorpora oficialmente o Dassault Rafale. A Força Aérea da Croácia (CAF) incorporou em 02/10 o primeiro Dassault Rafale em cerimônia realizada na Base Aérea 118 (BA 118) de Mont-de-Marsan, no sudoeste da França. O evento que marcou a transferência oficial da primeira aeronave, contou com a a presença do Ministro da Defesa croata, Mario Banožić, e diversas autoridades civis e militares.
“Hoje é um dia de grande importância para a República da Croácia, para as Forças Armadas e para a Força Aérea Croata. Quero enfatizar que a modernização da Força Aérea Croata significará que, nesta parte da Europa, ninguém terá uma força aérea mais poderosa, moderna e mais forte”, afirmou o ministro Mario Banožić em seu discurso.
Embora a cerimônia na BA118 tenha marcado a entrega oficial do caça para a CAF, as primeiras seis aeronaves efetivamente chegarão na Croácia apenas no ano que vem. Até lá, os pilotos e técnicos croatas serão treinados nos seus Rafale nas bases aérea francesas de Mont-de-Marsan (BA118) e Saint-Dizier-Robinson (BA113).
Para o evento na BA 118 foi exposto atrás do púlpito o Rafale B (bliplace) matrícula militar 170. Recentemente outro Rafale B da Força Aérea Croata, matrícula 171, foi fotografado em Saint-Dizier (saiba mais). Os caças Dassault serão operados pelo 191º Esquadrão de Caça, sediado na Base Aérea de Zagreb/Franjo Tudjman/Pleso.
Em 28 de maio de 2021, o governo da Croácia anunciou o seu maior investimento em defesa desde sua independência da Iugoslávia na década de 1990. Serão investidos aproximadamente um bilhão de Euros na compra de caças Dassault Rafale ex-Força Aérea Francesa, com o objetivo de substituir os antigos jatos da era soviética MiG-21 Fishbed da Força Aérea.
Foram adquiridos doze Rafale FR3, sendo dez monoplaces (Rafale A) e dois biplaces (Rafale B). O acordo prevê ainda o treinamento, pacote básico de armamentos, suporte logístico e peças de reposição por três anos.
@FFO