Croácia estaria adquirindo 12 caças Rafale usados. O governo da Croácia estaria adquirindo 12 caças franceses usados Dassault Rafale F3R. A informação foi divulgada pelo jornal croata Jutarnji List, que recebeu a informação de fontes anônimas.
Em reunião do Conselho de Defesa da Croácia realizada hoje (20/05), os membros teriam sinalizado positivamente para o governo prosseguir com a aquisição dos caças franceses. A decisão deverá ser tornada pública por Zagreb, no Dia das Forças Armadas, celebrada em 28 de maio.
Segundo o portal, os caças negociadas teriam mais de 10 anos de uso, e custariam pouco menos de um bilhão de euros, em um pacote que envolve além das aeronaves, treinamento, suporte e armamentos.
Se o contrato fosse assinado este ano, a França entregaria os seis primeiros aviões em 2024 e os seis restantes no ano seguinte. O presidente Milanović, por outro lado, disse que os aviões devem chegar à Croácia até 2024.
Atualmente a primeira linha de defesa da Hrvatske Zračne Snage (Força Aérea da Croácia), está galgada em cerca de oito Mig-21bis e Mig-21UM “Fishbed”, recebidos de usados e modernizados entre 2003 e 2004. Todas essas aeronaves estão baseadas no esquadrão de caça 191. Eskadrila Lovačkih Aviona, subordinado ao 91 Krilo, com sede na Base Aérea de Zagreb / Pleso (LDZA). Apesar de não ter sido divulgado oficialmente, comenta-se que a proposta dos novos caças multifuncionais, envolverá aproximadamente 12 aeronaves, quantidade suficiente para substituir a obsoleta frota de Fishbed.
@FFO