Croácia e França finalizam aquisição do Rafale. Foi assinado hoje 25/11 em Zagreb, Croácia o acordo final entre os governos da França e da Croácia para a aquisição dos 12 Dassault Rafale para a Força Aérea da Croácia. O país passa a ser o terceiro operador europeu do Rafale, após França e Grécia e o sexto no mundo, somados a Egito, Índia e Qatar.
Em uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da República Francesa Emmanuel Macron e do Primeiro-Ministro da República da Croácia Andrej Plenković, a Ministra francesa das Forças Armadas Florence Parly e o Presidente-Director Geral da Dassault Aviation Eric Trappier foi formalizado hoje em Zagreb, com o Ministro da Defesa da Croácia, Mario Banožić, dois contratos relativos à aquisição de 12 Rafale e ao apoio logístico associado. Foram vendidos 12 Rafales usados, ex- Armée de l’Air et de l’ Espace (AAE)
O contrato de suporte logístico diz respeito a todos os recursos de suporte, incluindo peças sobressalentes adicionais necessárias para essas aeronaves por um período de três anos. Também está incluído treinamento aos pilotos, mecânicos, armeiros e demais militares envolvidos na operação dos Rafales.
Anunciada em 28 de maio de 2021, a compra de 12 Rafales F3-R por parte da Força Aérea da Croácia irá custar €999 milhões, e se tornará a maior compra de armamentos realizadas pelo país, desde a guerra de independência da Iugoslávia na década de 1990. As aeronaves devem ser entregues em 2024 e serão compostas por 2 biplaces e 10 monoplaces.
Atualmente a primeira linha de defesa da Hrvatske Zračne Snage (Força Aérea da Croácia), está sob a responsabilidade de oito Mig-21bis e Mig-21UM “Fishbed”, modernizados entre 2003 e 2004. Todas essas aeronaves estão baseadas no esquadrão de caça 191. Eskadrila Lovačkih Aviona, subordinado ao 91 Krilo, com sede na Base Aérea de Zagreb/Pleso (LDZA). Está será a futura unidade de Rafale croata.
“Estou muito satisfeito, em nome da Dassault Aviation e seus parceiros, por iniciar uma relação de confiança com a Croácia, e por escrever com ela uma nova página para o Rafale que, tenho certeza, dará plena satisfação ao Força Aérea Croata contribuindo ativamente para o exercício da soberania nacional da Croácia“.
Eric Trappier – Presidente-Director Geral da Dassault Aviation.
@CAS