O Ministério da Defesa (MoD) da República da Croácia adiou a decisão sobre a aquisição do novo caça multifuncional que irá equipar a Hrvatske Zračne Snage, ou Força Aérea da Croácia (CAF). Estavam participando da licitação o Lockheed Martin F-16 Block 70, o Dassault Rafale e o Saab JAS-39 C/D Gripen.
O Primeiro-Ministro Andrej Plenković, alegou que os estragos causados pelo forte terremoto que atingiu o país em dezembro passado, foi o motivo que levou ao adiamento temporário da escolha do novo esquadrão de combate. Os danos causados pelos eventos sísmicos deixaram muitos desabrigados e custos estimados em €11 bilhões para os cofres públicos. A notícia foi divulgada pelo jornal croata Poslovni.
O jornal revelou ainda, que a Comissão do Governo que estuda as propostas, enviou ao Primeiro-Ministro Plenković uma recomendação para escolher entre duas propostas: aeronaves novas americanas F-16 block 70/72, ou usadas francesas Rafale F3-R. Estariam eliminados da disputa os F-16 usados de Israel, e os Saab JAS Gripen C/D suecos.
Segundo a reportagem do Poslovni, os suecos vão aproveitar o atraso causado pelo terremoto, para encaminhar uma nova oferta, abaixo dos €900 milhões. Por outro lado, uma versão oficiosa diz que a licitação estaria definitivamente fechada, e que seria tarde demais para novos ajustes e ofertas.
Os americanos estariam preocupados com a escolha do novo caça croata, por se tratar de uma decisão eminentemente política. Washington entende que o poderia militar francês junto a União Européia (UE), pesaria na decisão de Zagreb, que busca uma base política sólida junto à aliança. Outro fator que pesa favoravelmente aos franceses são os valores envolvidos. Os novos Lockheed Martin F-16 Block 70 estariam na casa dos €1.6 bilhão, enquanto os Dassault Rafale usados estariam cerca de €930 milhões.
A primeira linha de defesa da CAF está composta por MiG-21bis e MiG-21UM “Fishbed”, baseados no Esquadrão de Caça 191, com sede na Base Aérea de Zagreb/Pleso (LDZA). A proposta dos novos caças multifuncionais, envolverá cerca de uma dúzia de aeronaves, o suficiente para substituir a obsoleta frota de Fishbed, cuja vida útil está chegando ao limite em 2023. Acredita-se que o Presidente Zoran Milanovic divulgará a decisão sobre a aquisição das novas aeronaves, no mais tardar até o final do mês de abril deste ano.
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