Crise na Ucrânia: F-16 da Romênia interceptam Su-27 ucraniano. Na manhã de hoje (24/02), um Sukhoi 27 da Força Aérea Ucraniana (UAF) foi interceptado no norte da Romênia por dois caças F-16 da Força Aérea Romena (RAF). O jato ucraniano foi escoltado até o pouso na Base Aérea 95 em Bacau.
Atuando sob a gerência do Comando Aéreo da OTAN, às 06h15 desta manhã (horário local), os caças de defesa aérea da Romênia foram acionados em missão QRA (Quick Response Alert) para identificar uma aeronave desconhecida se aproximando ao espaço aéreo norte romeno. Ao interceptar o “alvo”, os pilotos de caça da RAF realizaram a identificação visual do Su-27 ucraniano, que foi orientado a se dirigir para Bacau 95 AFB, onde pousou às 07h05. Após o pouso, o piloto militar ucraniano se colocou à disposição das autoridades romenas.
Autoridades romenas se apressaram em divulgar que, ao contrário do que está sendo informado nas redes sociais, nenhuma outra aeronave ucraniana pousou em aeroportos ou bases aéreas romenas. Há rumores de que diversos pilotos ucranianos estariam fugindo para a Romênia.
As Forças Armadas da Romênia estão em alerta máximo, tendo ativado pontos de comando e controle militar para monitorar eventuais situações em seu território, que possam surgir em virtude da invasão russa à Ucrânia. Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional da Romênia disse que tem tomado todas as medidas necessárias em apoio ao sistema de segurança nacional.
Mais tarde, o MND romeno informou a chegada de dois caças furtivos F-35A da USAF na Base Aérea 96 de Borcea, para “missões conjuntas de treinamento para aumentar a interoperabilidade entre os aliados da OTAN e missões conjuntas de policiamento aéreo”. Ao mesmo tempo, esta implantação demonstra o elevado nível de cooperação de segurança e defesa dos Estados Unidos com a Romênia, informou o comunicado.
Fonte: MND Romênia
@FFO