Crise na Ucrânia: dois Il-76 russos abatidos pelos ucranianos. O Comando da Força Aérea Ucraniana divulgou neste sábado (26/02), que derrubou um Il-76MD “Candid” russo. O jato de transporte de tropas foi abatido por um caça Su-27 ucraniano na região de Vasylkiv, ao sul de Kiev, onde estão sendo travadas fortes batalhas neste terceiro dia de conflito.
Baterias de defesa aérea ucraniana na região de Bila Tserkya, também ao sul de Kiev, teriam abatido outro “Candid” ontem (25/02). Relatos não oficiais afirmaram que a aeronave estava transportando um pelotão de infiltração de paraquedistas russos. Nenhum relato oficial sobre este fato foi divulgado pelo Comando das Forças Armadas Ucranianas.
O repórter James Laporta, que está na Ucrânia, publicou nas suas redes sociais as informações sobre os dois jatos de transporte russos abatidos. Fotos dos destroços de um Il-76 foram divulgadas nas redes sociais, onde é possível identificar algumas partes, principalmente a torre do canhão de cauda da aeronave. A Rússia não reconheceu a perda de nenhuma de suas aeronaves Il-76.
O fato deste terceiro dia de conflito está principalmente centrado na tomada da capital ucraniana pelas forças russas. A mídia relata que a tomada de Kiev está próxima, o que corrobora com as informações de fortes combates nos arredores da cidade. As forças russas estão utilizando a sua grande superioridade numérica em tropas e equipamentos, para conquistar o objetivo.
A derrubada dos dois jatos de transporte russos é algo significativo, especialmente pela grande quantidade de perdas humanas (estima-se em quase uma centena de militares mortos). Mas estes fatos não afetam em nada a capacidade de combate das Forças Armadas russas, que mantém pressionando as defesas ucranianas contra a sua capital.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, estaria em algum local (não divulgado) em Kiev. Nas últimas horas, o governo dos Estados Unidos ofereceu apoio logístico para a sua retirada da capital, o que foi negado pelo mandatário ucraniano, que respondeu: “não preciso de carona, preciso de munição”.
@FFO