O KC-130H Hércules da Fuerza Aérea Uruguaya, matrícula FAU 594, operado pelo Escuadrón Aéreo Nº 3 (Transporte), foi acionado nesta quarta-feira (03/02) para mais uma missão internacional. A aeronave decolou da Brigada Aérea 1, Aeroporto Internacional de Montevidéu (SUMU), com destino aos Estados Unidos, com objetivo de trazer para o Uruguai, quatro ultracongeladores que serão usados para a conservação das vacinas contra o Coronavírus.
A rota realizada teve a perna de sete horas de voo entre a capital uruguaia e o Aeroporto de Letícia (SKLT), na Colômbia, onde a aeronave foi reabastecida e os tripulantes passaram por migração e controles sanitários, principalmente na questão do Covid-19. O segundo trecho com mais sete horas de voo, teve como destino final o Aeroporto de Fort Lauderdale (KFLL), na Flórida, onde a aeronave uruguaia pousou na madrugada de quinta-feira (04/02). O voo de retorno para o Uruguai, tem a previsão de decolar no início da manhã de sexta-feira (05/02), realizando nova escala técnica em Letícia, chegando em Montevidéu na madrugada de sábado (06/02).
A tripulação do FAU 594 está composta por 13 militares, sendo quatro pilotos, dois navegadores, dois engenheiros e cinco supervisores de carga e mecânicos de voo.
O Comandante da Missão e Piloto do KC-130H, col. (av.). Martín Campoamor disse que “esta missão surgiu através da coordenação entre o Sistema Nacional de Emergências e o State Health Services Administration (ASSE), que solicitou à Aeronáutica o transporte do equipamento. Claro que o trabalho realizado é de todo o pessoal da FAU, porque envolve muitos detalhes, desde autorizações de sobrevoo, manutenção da aeronave, planejamentos, manejo da carga nos Estados Unidos, enfim muitas coordenações que foram realizadas por todo o pessoal da Força Aérea. Esse esforço não é só dos tripulantes, mas de todos os integrantes, porque para nós, a Força Aérea, não é só voar, mas fazer voar”, disse.
@FFO