Coulson iniciou conversão do último C-130H ex-RoNAF. A Coulson Aviation, empresa especializada em combate aéreo de incêndios florestais, iniciou a conversão de mais um Lockheed C-130H Hércules ex-Força Aérea Real Norueguesa (RoNAF) em avião-bombeiro. A aeronave, matrícula N136CG (ex-RoNAF 952), está nas instalações da Coulson em Portland, Oregon (EUA), com previsão de conclusão para o início de 2024.
Em 2008, a RoNAF recebeu novos C-130J Super Hércules e consequentemente desativou seus cinco antigos C-130H. Todos foram enviados para o chamado “cemitério”, do 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial da USAF (309th AMARG), em Davis-Monthan AFB, no Arizona.
Após um processo de avaliação das células, a Coulson comprou todos os cinco C-130H ex-RoNAF em novembro de 2019, com a intenção de modernizá-los com novos aviônicos no conceito “glasscockpit” e equipá-los com sistemas específicos para combate a incêndios.
A situação das aeronaves é a seguinte:
N132CG/Tanker #132 (ex-RoNAF 956 nome de batismo “TY”): já convertido e operando;
N130CG/#130 (ex-957 “BRAGE”): já convertido e operando;
N140CG/#133 (ex-955 “FRØY”): passou por uma revisão geral em Tucson, no Arizona, e em 18 de abril deste ano foi enviado para Porto Alberni, no Canadá, onde passou por atualizações de sistema e instalação de sistema de tancagem RADS-XXL. Deverá estar operacional no outono de 2023;
N382CG/#136 (ex-954 “BALDER”): passou por uma revisão geral em Tucson, no Arizona, em março. Será enviado para as instalações da Coulson em Thermal, na Califórnia, para conclusão da conversão;
N136CG/#13? (ex-952 “ODIN”): iniciou processo de conversão, com previsão de conclusão para o início de 2024.
@FFO