Em 14 de dezembro, o Serviço de Vigilância Aérea (SVA), do Ministério da Segurança da Costa Rica, recebeu em cerimônia oficial, a sua primeira aeronave Cessna C-208B Grand Caravan, destinada para operações de segurança pública, combate ao narcotráfico e ajuda humanitária.
Avaliada em US$ 5,6 milhões, o Grand Caravan, matrícula MSP024, foi adquirido com recursos compartilhados entre o Governo dos Estados Unidos e do país centro-americano. O pacote inclui além da aeronave, peças de reposição, manutenção, treinamento e a construção de um novo hangar para o SVA.
“Os Estados Unidos estão empenhados em trabalhar ombro a ombro com a Costa Rica, para construir uma região mais estável, próspera e segura. A incorporação desta aeronave e deste hangar ajudará à Costa Rica para melhorar seu apoio às comunidades isoladas e sua capacidade de patrulhamento no território, fazendo a diferença na vida dos costarriquenhos”, destacou a Embaixadora dos EUA, Sra. Sharon Day, no seu pronunciamento durante a cerimônia realizada na sede da SVA, ao lado do Aeroporto Internacional Juan Santamaría (MROC).
A cooperação Americana na área de segurança com a Costa Rica, quadruplicou nos últimos três anos, e atualmente chega a mais de US$ 40 milhões anuais, com financiamentos para iniciativas que incluem programas de proteção aéreo, marítimos e fronteiriços, além de apoio ao setor judiciário e segurança social.
“Agradeço à Embaixadora Day, a todos os seus funcionários e aos Estados Unidos, porque neste final de ano estamos concluindo projetos com a sua cooperação. Este equipamento vai contribuir para o transporte médico e de pacientes, além de servir para vigilância e segurança. Não compramos apenas um avião, mas um pacote que inclui treinamento e manutenção, o que nos permitirá ter manter os equipamentos nas melhores condições possíveis para atender ao país”, salientou o Ministro da Segurança Pública, Sr. Michael Soto.
Esta aquisição aumentará substancialmente as capacidades da frota do SVA, cujas aeronaves realizam missões de busca e resgate, combate ao narcotráfico, pesca ilegal e ajuda humanitária. Este é o primeiro Grand Caravan da instituição, que está equipado para o transporte aeromédico com duas macas e oxigênio. A sua performance para operações em pistas curtas e não preparadas, amplia a capacidade para auxílio aos locais remotos na Costa Rica.
@FFO