

Costa do Marfim perde único Mi-24D Hind operacional em mais um acidente. A Força Aérea da Costa do Marfim (FACI) perdeu o seu único helicóptero de ataque Mi-24D Hind operacional, em um acidente ocorrido no dia 27/10 no Aeroporto de Korhogo, norte do país.

Em comunicado, o Ministério da Defesa da Costa do Marfim informou que “o helicóptero sofreu uma falha técnica logo após decolar, forçando o piloto a retornar imediatamente para um pouso de emergência”, o que acabou deixando a aeronave parcialmente destruída. Ninguém ficou ferido.
Embora nenhum dos tripulantes tenha sofrido lesões, o acidente inutilizou o último Mi-24D operacional do Esquadrão de Ataque “Mamba”, que agora não teriam outras aeronaves em condições de voo.

O aeroporto de Korhogo é a principal base avançada da FACI para missões de contra-insurgência na fronteira norte. A região enfrenta uma ameaça persistente de grupos islâmicos, como o Jama’at Nasr al-Islam wal Muslimin (JNIM), provenientes dos países vizinhos como o Mali e a Burkina Faso.
Nos últimos anos, a FACI perdeu pelo menos quatro Mi-24D em acidentes. Apesar das reposições, essas perdas, aliadas a falta de de manutenção de rotina, causam significativa degradação na pequena frota de helicópteros de ataque marfinense. Sem os seus Mi-24D Hind, agora o Esquadrão Mamba fica sem meios aéreos para continuar na sua missão de defesa nacional.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO