Corpo de Bombeiros do RS próximo de receber sua primeira aeronave. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) está próximo de receber a primeira aeronave da sua história, um helicóptero utilitário multimissão Leonardo AW119Kx Koala. A chegada da aeronave está prevista para o próximo mês de fevereiro.
Para isso, os Tenentes-Coronéis Ingo Lüdke e Ricardo Mattei, os primeiros pilotos da instituição, viajaram para os Estados Unidos no início deste mês de janeiro, onde estão participando de um treinamento de cerca de 20 dias nas instalações da Leonardo, fabricante do helicóptero AW119 Koala. Ambos pilotos atuavam anteriormente em missões aéreas no Batalhão de Aviação da Brigada Militar, na época em que o Corpo de Bombeiros ainda era vinculado a essa instituição (o CBMRGS foi desvinculado da BM em 2017).
O helicóptero monoturbina utilitário Leonardo AW119 Koala tem capacidade para dois pilotos e até seis tripulantes operacionais, ou ser configurado com uma maca para remoção de vítimas. Possui um guincho para içar bombeiros e vítimas, bem como um gancho de transporte sob a fuselagem com capacidade de carga externa de 1,2 toneladas. Esse dispositivo possibilita o uso de bambi bucket com capacidade de mil litros de água, adquirido pelo CBMRGS, e que possibilita o combate incêndios florestais.
Equipado com modernos aviônicos e sistemas de navegação, o AW119Kx tem autonomia de 02h30min de voo, velocidade de cruzeiro de aproximadamente 245 km/h (máxima 280 km/h) e um raio de ação de de até 500 quilômetros sem necessidade de abastecimento. .
“Esse equipamento vai ampliar ainda mais o leque de atividades atreladas ao corpo de bombeiros militar do RS, pois com essa ferramenta, será possível diminuir o tempo resposta nos atendimentos de ocorrências de salvamentos, sejam elas na água ou em terra, aumentando dessa forma a eficiência da atividade de salvar vidas”, afirmou o Secretário Estadual da Segurança Pública (SSP), Vanius Cesar Santarosa, ao Correio do Povo.
Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, espera que o AW 119 Koala da instituição esteja em operação ainda no mês de fevereiro, a partir da sua base em Porto Alegre (RS). “Trata-se de uma aeronave multimissão que contempla todas as operações da instituição, como busca, salvamento e resgate em ambientes urbanos e naturais, salvamento aquático, transporte e remoção de enfermos, além de combate a incêndio, transporte de órgãos, de equipamentos e de efetivo” afirmou o Oficial do CBMRGS ao Correio do Povo.
@FFO