Coreia do Sul vai desenvolver uma versão monoposto do KAI FA-50. O Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul (MOTIE — Ministry of Trade, Industry and Energy) revelou, em 3 de maio, uma estratégia para apoiar o aprimoramento das aeronaves de treinamento e ataque leve Korea Aerospace Industries (KAI) FA-50, desenvolvendo uma variante de assento único.
A iniciativa do MOTIE o divulgou um plano para alocar KRW 49,4 bilhões (US$ 36,39 milhões) em colaboração com a KAI para o desenvolvimento da versão monoposto. Este projeto visa reforçar a competitividade do FA-50 no mercado global e diversificar as capacidades de exportação do país. O governo planeja investir KRW 29 bilhões de KRW no programa de 2024 a 2028, com a KAI e outros países parceiros a contribuir com o restante dos fundos.
A MOTIE esclareceu que esta iniciativa de desenvolvimento envolve a modificação da fuselagem para uma configuração de assento único e a incorporação de um sistema auxiliar de combustível de 300 US galões, para ampliar o alcance operacional em até 30%. Outros testes estão sendo conduzidos pela KAI para determinar a extensão precisa desta melhoria. Atualmente, o FA-50 tem raio de ação de 239 milhas náuticas na configuração hi-lo-lo-hi.
O FA-50 é uma aeronave leve de combate fabricada pela KAI para a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF). É uma versão de combate leve do treinador a jato supersônico avançado T-50 Golden Eagle. É a primeira aeronave supersônica fabricada pela Coreia do Sul e um dos poucos treinadores supersônicos do mundo. O desenvolvimento do T-50 começou no final da década de 1990 e seu voo inaugural ocorreu em 2002. Ele entrou em serviço ativo na ROKAF em 2005.
O T-50 foi desenvolvido em variantes acrobáticas e de combate. , nomeadamente T-50B, TA-50 e FA-50. O T-50B serve na equipe de acrobacias da Força Aérea Sul-Coreana. A variante T-50 se assemelha ao F-16 Fighting Falcon, embora tenha apenas 80% do tamanho. O T-50 usa um único motor turbofan General Electric F404-102, produzido pela Samsung Techwin, atualizado com um sistema FADEC desenvolvido em conjunto pela General Electric e KAI.
O FA-50 possui capacidades versáteis e está equipado com aviônicos de alto desempenho, incluindo um pulso de radar doppler EL/M-2032 para o TA-50 e FA-50 Bloco 10, ou o Raytheon PhantomStrike AESA para a versão Bloco 20. O FA-50 possui um canhão de três canos baseado no M61 Vulcan montado internamente atrás da cabine, que dispara munição de 20 mm sem link. Os trilhos Wingtip podem acomodar o míssil AIM-9 Sidewinder, e uma variedade de armas adicionais podem ser montadas em pontos rígidos sob as asas.
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