Coreia do Sul vai comprar aeronaves quadrimotoras de transporte pesado. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul, anunciou recentemente que recebeu o sinal positivo para seguir com o projeto de adquirir novas aeronaves quadrimotoras de transporte pesado para a Força Aérea. O Comitê de Projetos de Defesa aprovou em 25 de março, um orçamento US$ 581,5 milhões para compra das novas aeronaves que deverão chegar até 2026.
Um funcionário da DAPA informou a Janes Defense que deverão participar da concorrência internacional o Lockheed Martin C-130J-30 Super Hércules, o Airbus A400M Atlas, além do bimotor brasileiro Embraer C-390 Millennium.
Por outro lado, uma fonte da Korea Aerospace Industries (KAI) disse a Janes que a capacidade operacional necessária (ROC) da Força Aérea da da Coreia do Sul (ROKAF) limita a participação no projeto a aeronaves com quatro motores.
“O KC390 da Embraer não se encaixa no ROC da ROKAF, por isso a sua participação nesse projeto será difícil. De acordo com o ROC, [as aeronaves] devem ser equipadas com quatro motores turboélice. [Isso significa] o A400M e o C-130J”, disse a fonte.
De acordo com a DAPA, o projeto melhorará a capacidade do ROKAF de transportar pessoal e suprimentos em missões no país e em operações internacionais de manutenção da paz. Não mencionou o número de aeronaves de transporte a que serão adquiridas.
Um requisito importante do projeto é que a empresa internacional selecionada tenha que formar um consórcio com a indústria de defesa doméstica da Coréia do Sul para produção conjunta ou fabricação de compensação.
O consórcio “deliberará sobre o plano de compra, plano de aquisição, estratégia de negociação com empresas estrangeiras e plano de promoção detalhado, incluindo método de tomada de decisão”, disse o DAPA em nota à imprensa.
Fonte: Janes Defense
@FFO