Coreia do Sul escolhe o Embraer C-390 Millennium e se torna o primeiro cliente na Ásia do modelo. A Coreia do Sul anunciou que o Embraer C-390 Millennium foi o vencedor da licitação para o programa Large Transport Aircraft II (LTA II), que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF). Com isso, o país se torna o primeiro cliente do C-390 na Ásia.
O contrato assinado entre a Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) e a Embraer envolve o fornecimento de um número não revelado de aeronaves C-390 Millennium configuradas para atender aos requisitos específicos da ROKAF. O acordo também inclui suporte, treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição. O valor do contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2023.
A Embraer também oferecerá um amplo pacote de cooperação com entidades locais, incluindo a fabricação de uma quantidade significativa de peças do C-390 Millennium por empresas parceiras sul-coreanas e o desenvolvimento de um fornecedor local de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul – Manutenção, Reparo e Revisão).
A Coreia do Sul é o sétimo país a selecionar o Embraer C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca. O Millennium está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a lógica por trás das plataformas da geração atual e futura, oferecendo capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade.
Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 10.800 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando pods instaladas sob as asas.
Fonte: Embraer
@FFO