Em 26 de novembro, o fabricante aerospacial sul-coreano LIG Nex1 Co., entregou para a Força Aérea da República da Coréia do Sul (RoKAF – Republic of Korea Air Force), a primeira bateria do sistemas de mísseis superfície-ar Cheongung II (Block II).
O Cheongung II, ou KM-SAM, é um sistema de míssil superfície-ar (SAM – Surface-to-Air Missile) de médio alcance, que alcance máximo declarado de 50 km, a uma altitude de 20 km (66.000 pés). Este novo sistema de defesa anti-aérea substituirá os antigos MIM-23 HAWK (Cheolmae), em serviço na Coréia do Sul desde 1964, e que ficaram tecnologicamente defasados.
Cheongung II é a versão atualizada do primeiro míssil teleguiado superfície-ar de médio alcance desenvolvido no país, Gheongung I. A Agência de Desenvolvimento de Defesa iniciou o projeto de atualização em 2012, e o sistema de mísseis registrou uma taxa de precisão de 100% em múltiplos lançamentos de testes.
De operação simplificada e rápida preparação, os novos Cheongung II necessitam de pequeno número de militares envolvidos na sua operação. Configurados para guerra eletrônica, eles tem grande precisão. e estão equipados com um radar que pode detectar múltiplos alvos em um raio de 100 km.
Uma bateria completa de KM-SAM, consiste em até seis lançadores TEL (Transporter Erector Launchers) de 8 células, um radar 3D PESA (Passive Electronically Scanned Array), baseado no russo S-400 russo e um veículo de lançamento. Os mísseis poderão ser lançados a partir do Sistema de Lançamento Vertical Coreano (K-VLS), ou a partir de fragatas da classe Daegu, em sua versão naval.
@FFO