Coréia do Sul realiza “Elephant Walk” com 28 caças F-35A. A Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) realizou um “elephant walk” com 28 caças F-35A. O treinamento aconteceu na sexta-feira (25/03), um dia após a Coreia do Norte testar um míssil balístico intercontinental Hwasong-17.
Sob a supervisão do ministro da Defesa Suh Wook, a operação envolveu caças F-35 armados e taxiando em formação cerrada, antes da decolagem. Esse treinamento tem por objetivo O lançamento de uma grande quantidade de aeronaves no menor tempo possível.
O treinamento da ROKAF faz parte de um pacote de demonstração de força e capacidade, depois que a vizinha Pyongyang testou o ICBM Hwasong-17. Além do “elephant walk” da ROKAF, as forças armadas sul-coreanas realizaram operações de tiro real envolvendo o míssil terra-terra Hyunmoo-2 e ar-terra JDAM. Esta foi a primeira a primeira grande demonstração de poder militar sob a administração de Moon Jae-in.
A Base Aérea de Cheongju, em Seul, é a casa dos 40 caças furtivos de quinta geração F-35A da ROKAF. Nela está sediada a 17th Fighter Wing, composta pelos dois Esquadrões F-35, o 151st e o 152nd Fighter Squadron.
A República da Coreia selecionou o Lockheed Martin F-35A Lightning II como resultado do programa FX III com a assinatura de uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) entre os governos dos EUA e da Coréia em 30 de setembro de 2014. Em dezembro de 2017, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul estabeleceu um processo para adquirir mais 20 aeronaves adicionais. O primeiro F-35A para o RoKAF, designado como AW-1, voou em Fort Worth, Texas, em março de 2018. No mesmo ano, o primeiro F-35A foi entregue a Luke AFB, bo Arizona, para treinamento de pilotos. Em 2019, os primeiros F-35A foram entregues 17th FW da ROKAF.
Nota RFA: O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniram na pista para a decolagem, o que tornou-se um símbolo de poder aéreo. Nos últimos anos tem virado uma espécie de tradição a realização destas “Caminhadas”, não só para demonstração operacional, mas como fator de competição entre unidades da mesma e Força Aérea e até entre Forças.
@FFO