Coreia do Sul inicia campanha de testes REVO com o KF-21 Boramae. O caça sul-coreano KF-21 Boramae desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI), realizou nesta terça-feira (19/03), o seu primeiro teste de reabastecimento em voo (REVO). Conforme a Agência Estatal de Aquisição de Armamentos (DAPA), o voo ocorreu com sucesso e é mais um passo importante no desenvolvimento operacional do futuro caça da Força Aérea da República da Coreia do Sul (ROKAF).
O protótipo número 5 do KF-21 decolou da Base Aérea de Sacheon, a cerca de 300 km a sudeste de Seul, e se encontrou com o avião-tanque Airbus KC-330 da Força Aérea da República da Coreia do Sul (matrícula 19-004) que voava em uma área sobre o mar na costa sul do país. De acordo com a DAPA, durante os contatos o KC-330 transferiu combustível através do sistema de lança “boom” para o caça.
“O reabastecimento em voo é uma capacidade essencial para os caças modernos, podendo ampliar o alcance operacional e o tempo de missão do KF-21 para maximizar a sua capacidade de combate em missões de longo alcance”, disse a DAPA em um comunicado, salientando que a campanha de testes continuará avaliando o REVO em várias situações e configurações.
Iniciado em 2016, o programa KF-X, posteriormente renomeado KF-21 Boramae, recebeu cerca de US$ 8 bilhões para o desenvolvimento de um novo caça multifuncional. O programa é administrado pelo governo sul-coreano (com 60% das ações), com investimentos do governo da Indonésia (20%) e o restantes das ações distribuídas entre parceiros privados, incluindo a fabricante Korea Aerospace Industries (KAI).
Apesar de não ser um caça com capacidades furtivas, o Boramae será um vetor de combate de geração 4.5, que terá capacidades muito próximas aos de quinta geração como o F-35, e comparáveis às versões mais avançadas do F-16 Fighting Falcon de quarta geração.
O Comando da ROKAF espera que cerca de 40 novos KF-21 estejam operando em 2028 e até 120 caças componham a frota até 2032. Eles substituirão os antigos F-4D Phantom e F-5E/F Tiger II. Atualmente seis protótipos estão sendo utilizados no desenvolvimento do Boramae.
Fonte: Yonhap
@FFO