Representantes da Korea Aerospace Industries (KAI) anunciaram em 02 de abril, o lançamento do programa KC-X, visando a construção de uma aeronave militar de transporte de médio porte para mercado interno e exterior. A informação foi divulgada durante a exposição do resumo do primeiro trimestre deste ano da empresa.
O novo avião de transporte sul-coreano, será impulsionado por motores turboélices, capacidade de transporte de até 20 toneladas, até 6.000 km de distância. Haverá versões especializadas, possivelmente impulsionado por motores jato, alcance aumentado para 8.000 km e carga útil de 25 toneladas. Tais declarações indicam que o KC-X será concorrente do americano Lockheed Martin C-130J-30 Super Hercules e do brasileiro Embraer KC-390 Millennium.
Análises preliminares de mercado indicam a possibilidade de comercialização de cerca de 200 unidades, com valor unitário aproximado de US $ 80 milhões, tendo como base uma produção prevista de 140 unidades.
Segundo o Ministério da Defesa da Coréia do Sul, o desenvolvimento da aeronave terá 60% de financiamento do governo , além de estar aberta para investidores estrangeiros, como praxe da indústria sul-coreana. A KAI deverá apresentar o conceito inicial do KC-X durante a ADEX 2021 Air Show, que será realizado em outubro deste ano em Seul.
@FFO