Coreia do Sul ativa Comando Conjunto de Drones. A Coreia do Sul lançou um Comando Militar com o objetivo de intensificar as operações com veículos aéreos não tripulados (UAVs). De acordo com as informações, esta é mais uma das ações do governo para responder às crescentes ameaças militares do vizinho do norte.
O Estado-Maior Conjunto (JCS) realizou a cerimônia de estabelecimento do Comando de Operações de Drones. Trata-se do primeiro comando de combate conjunto das forças armadas, e está sediado em uma área próximo da cidade fronteiriça de Pocheon, a cerca de 5o quilômetros a nordeste de Seul.
Conforme um comunicado do JCS, o comando utilizará UAVs em missões defensivas e ofensivas para dissuadir várias ameaças assimétricas representadas pelo inimigo, incluindo drones, armas nucleares e outras armas de destruição em massa durante uma contingência. Além disso, realizará operações de vigilância e reconhecimento, bem como guerra psicológica e guerra eletromagnética a nível estratégico e operacional.
O Comando planeja adquirir diversos UAVs que deverão estar operacionais até ao final deste ano. Para garantir que as operações possam ser realizadas imediatamente, o JCS solicitou ao governo a utilização de procedimentos de compras acelerados.
“Ao dissuadir várias ameaças provocativas assimétricas, como os drones norte-coreanos, e adquirir capacidades e uma postura para punir fortemente as provocações, o Comando de Operações de Drones deve se tornar uma unidade que oferece medo ao inimigo e confiança ao povo”, disse o presidente Yoon Suk Yeol, em mensagem enviada para a cerimônia.
O lançamento do Comando ocorreu no momento em que Seul tenta reforçar as medidas anti-drones após recentes ações da Coreia do Norte. Em dezembro, cinco UAVs de Pyongyang invadiram o território sul-coreano, tendo um deles penetrado em uma zona de exclusão aérea localizada perto da área presidencial em Seul (saiba mais).
@FFO