Coreia do Sul aprovou a produção do primeiro lote de caças KF-21 Boramae. A Korea Aerospace Industries (KAI) recebeu a aprovação da Agência de Administração de Aquisições de Defesa (DAPA) para iniciar a produção do primeiro lote de caças KF-21 Boramae. O anúncio foi feito em 22/03, juntamente com a divulgação de um programa para modernização dos Boeing F-15K Slam Eagle da Força Aérea da República da Coreia do Sul (ROKAF).
A aprovação de produção do KF-21 envolve um investimento aproximadamente US$ 5,8 bilhões entre os anos de 2024 e 2028, de acordo com a DAPA. O número de aeronaves que irão compor este primeiro não foi divulgado, mas a mídia sul-coreana consultou fontes da DAPA, as quais informaram que este contrato cobre a produção de 20 caças – metade do número que a KAI esperava para o lote de produção inicial.
Os relatórios sugerem que a DAPA quer mais testes antes de assinar a produção do segundo lote com mais 20 jatos. Esses testes envolveriam principalmente o Radar Ativo de Varredura Eletrônica (AESA) desenvolvido localmente, bem como às suas capacidades de integração dos mísseis ar-ar.
As autoridades, no entanto, dizem que a abordagem escalonada para a obtenção dos primeiros 40 jatos não afetará o cronograma do programa. A ROKAF espera receber o primeiro KF-21 no segundo semestre de 2026, com todos os 120 caças operando até 2032. Equipado com dois motores GE Aerospace F414, o KF-21 substituirá o McDonnell Douglas F-4 e o Northrop F-5 da ROKAF.
Paralelamente, a DAPA está iniciando a condução do processo de atualizações da frota de 59 caças F-15K, que será realizada através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras do governo dos EUA (FMS). A modernização focará especialmente na instalação de um radar AESA, um novo computador de missão, conjunto de Guerra Eletrônica (EW), melhorias das capacidades de ataque e de identificação de alvos. A previsão é que após a aprovação, o processo esteja concluído em 10 anos.
Durante a ADEX 2023, realizada em Seul no mês de outubro passado, a Boeing disse à FlightGlobal que Seul ainda estava analisando a configuração e o cronograma do plano de atualização dos F-15K.
Embora a DAPA não tenha divulgado qual tipo de radar irá optar para os Slam Eagle, uma opção natural seria o APG-82(V)1 AESA que equipa os novos F-15EX. O computador de missão Honeywell ADCP-II do F-15EX – que a Boeing afirma ser o “mais rápido do mundo” – e o kit EW do Sistema de Alerta Passivo Ativo de Sobrevivência Eagle da BAE Systems também podem ser opções para os F-15K da Coreia do Sul.
Fonte: FlightGlobal