Coreia do Norte revela drone com design idêntico ao RQ-4 dos EUA.O governo da Coreia do Norte recentemente divulgou publicamente imagens do seu novo drone de reconhecimento de longo alcance, que externamente é uma cópia fiel do norte-americano RQ-4B Global Hawk.
De acordo uma reportagem da mídia estatal, o líder Kim Jong Un inspecionou pessoalmente a nova aeronave, além de outros drones suicidas recém-desenvolvidos equipados com tecnologia de inteligência artificial.
O novo drone de vigilância, cuja designação oficial não é conhecida, foi revelado durante a Exposição de Armas e Equipamentos de Pyongyang, em 2023, quando Kim o apresentou para a delegação russa, liderada pelo então ministro da Defesa Sergei Shoigu.
A aeronave militar não-tripulada norte-coreana possui enormes similaridades estruturais com o US RQ-4B Global Hawk, incluindo a configuração da cauda em V e a tomada de ar superior. Esse design sugere que o drone foi projetado para operações persistentes de coleta de inteligência, potencialmente permitindo que a Coreia do Norte monitore as atividades militares dos EUA, Coreia do Sul e Japão por longos períodos.
Embora ainda não se conheça as reais capacidades do “Global Hawk norte-coreano”, o desenvolvimento deste tipo de aeronave ressalta os esforços contínuos de Pyongyang em fazer engenharia reversa de tecnologia estrangeira para expandir seu conjunto de plataformas militares não tripuladas.
A busca da Coreia do Norte por tecnologia avançada de drones ocorre em meio a uma atividade militar intensificada na Península Coreana, com os Estados Unidos e a Coreia do Sul conduzindo exercícios conjuntos e reafirmando compromissos de defesa em resposta aos testes contínuos de armas realizados pelo governo de Kim Jong Un.
@FFO