Coreia do Norte lança míssil balístico sobre o Japão. A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de alcance intermediário (IRBM) sobre o Japão nesta terça-feira (04). Esta é a primeira vez que o governo norte-coreano realiza o disparo de um míssil sobre o território japonês desde 2017.
O Ministério da Defesa do Japão (MoD) disse que o míssil balístico passou sobre a província de Aomori, mais ao norte do país. Os dados mostram que o míssil lançado lançado por Pyongyang alcançou a maior distância já registrada, e que a análise dos dados sugere que as características seriam compatíveis com um IRBM Hwaseong-12.
O ministro da Defesa japonês, Yasukazu Hamada, disse que “A recente série de ações da Coreia do Norte, incluindo seus lançamentos persistentes e crescentes, ameaçam a paz e a segurança da região e do globo e são um sério desafio para toda a comunidade internacional, incluindo nosso próprio país.” Hamada alientou que o lançamento sobre o Japão foi “um ato extremamente problemático do ponto de vista de garantir a segurança não apenas de aeronaves e navios, mas também dos moradores da área onde se acredita que o míssil balístico tenha passado. O Japão não pode tolerar tal movimento e fizemos um protesto à Coreia do Norte através de sua embaixada em Pequim, condenando-o nos termos mais fortes possíveis”, acrescentou.
Em comunicado, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) disse que avaliou a trajetória de voo do IRBM, tendo viajado por aproximadamente 4.500 km e uma velocidade máxima de Mach 17. O JCS disse que o IRBM foi lançado por volta das 07h20 (local) de Mupyong-ni, província de Jagang, noroeste da Coréia do Norte.
O MoD do Japão disse que seus dados preliminares mostraram que o míssil voou por cerca de 16 minutos, tendo percorrido cerca de 4.600 km a uma altitude máxima de cerca de mil km antes de cair no Oceano Pacífico, a cerca de 3.200 km a leste do território japonês.
A Coreia do Norte não fez nenhum pronunciamento sobre o lançamento do míssil, que foi o quinto nos últimos 10 dias. Quatro outros mísseis – todos considerados mísseis balísticos de curto alcance (SRBMs) baseados possivelmente no sistema de mísseis KN-23 – foram lançados no final de setembro.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO