• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Coreia do Norte estaria convertendo um IL-76 em plataforma AEW ou AWACS

19 de dezembro de 2023
Coreia do Norte estaria convertendo um IL-76 em plataforma AEW ou AWACS (Fonte: Planet via NK News).
Coreia do Norte estaria convertendo um IL-76 em plataforma AEW ou AWACS (Fonte: Planet via NK News).

Coreia do Norte estaria convertendo um IL-76 em plataforma AEW ou AWACS. A Coreia do Norte parece estar trabalhando na conversão de um cargueiro militar Il-76 em uma plataforma de Alerta Aéreo e Controle (AWACS) ou Alerta Aéreo Antecipado (AEW). Imagens de satélite divulgadas nas redes sociais recentemente, mostram o que poderia ser a instalação do radar sobre a fuselagem da aeronave.

As supostas modificações do avião foram identificadas por um analista de inteligência de código aberto, que visualizou a aeronave estacionada no pátio do Aeroporto Internacional de Pyongyang no último dia 30 de novembro.

Um dos IL-76 na Coreia do Norte (Foto: Sam Wise).
Um dos IL-76 na Coreia do Norte (Foto: Sam Wise).

O pesquisador Decker Eveleth, vinculado ao James Martin Center for Nonproliferation Studies, disse que o Il-76 estava estacionado próximo a um hangar de manutenção. Um grande objeto foi recentemente fixado sobre a fuselagem do avião, afirmou Eveleth após analisar as fotografias de satélite obtidas pela empresa Planet.

“Um sistema AEW capaz de detectar mísseis de cruzeiro, algo que a Coreia do Norte definitivamente estaria interessada”, disse Eveleth ao portal NK Pro. “Teoricamente, você colocaria o avião no ar em missão de busca de mísseis de cruzeiro lançados contra o seu território. Não acho que a plataforma fará missões frequentes ou diárias – se eles estivessem fazendo AEW, seria algo para ocasiões especiais.”, disse o pesquisador.

Movimentação nos últimos meses do IL-76 em conversão (Fonte: Planet via NK News).

O NK Pro confirmou que a modificação do avião norte-coerano estava em andamento no mês passado. “O projeto poderia ter começado no final de setembro, com a construção de uma barreira ao redor do local onde está o avião”, disse o site. Este desenvolvimento, se confirmado, poderá fornecer uma poderosa capacidade de vigilância expandida, marcando um avanço significativo nas capacidades militares da aviação norte-coreana.

Outra opção pensada por Eveleth seria que Pyongyang também poderia usar o avião “para rastrear seus próprios testes de mísseis, como a Rússia faz com seus Beriev A-50 AWACS durante os testes de mísseis de cruzeiro Burevestnik. Os russos aparentemente desmantelaram algumas de suas aeronaves de telemetria de mísseis recentemente, então é provável que tenham peças disponíveis por aí”, acrescentou o analista, sugerindo que a Coreia do Norte possa ter recebido alguns componentes, embora não tenham surgido evidências diretas.

Beriev A50 da Rússia
Beriev A50 da Rússia

No final de agosto, a Rússia e a Coreia do Norte iniciaram uma nova operação marítima envolvendo navios de carga militares russos, o que levou os EUA a acusar que o dois estariam comercializando equipamentos militares e munições nesta rota.

O pesquisador do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Joseph Dempsey, disse que é mais provável que seja uma conversão AEW do que AWACS, explicando que é menos provável que a Coreia do Norte tenha “a capacidade de integrar quaisquer links de dados em aeronaves de combate para fornecer controle aéreo”. Ele também destacou que apenas três Il-76 compõem toda a capacidade de transporte aéreo pesado da Força Aérea Norte Coreana, levantando dúvidas sobre a conversão dos outros dois.

Localização dos três IL-76 em Puongyang. Isolado, ao norte, está o avião em conversão (Fonte: Planet via NK News).
Localização dos três IL-76 em Puongyang. Isolado na parte superior da foto está o avião em conversão (Fonte: Planet via NK News).

Até agora, aparentemente apenas um Il-76 da Coreia do Norte está passando pela modificação. Os outros dois, recentemente foram vistos perto do hangar de manutenção. Nos últimos meses ambos estavam estacionados em um pátio em frente ao terminal principal do aeroporto. Apesar de serem utilizados em missões militares, os Il-76 norte-coreanos ostentam a pintura da companhia aérea nacional Air Koryo.

No entanto, Tarao Goo, analista dos blogs militares Oryx e Deep Dive, disse ao NK Pro que “se a Coreia do Norte realmente quiser operar aeronaves AEW, serão necessários pelo menos dois aviões para manter a operacionalidade das missões em tempos de manutenção de uma delas”. Ele ainda afirmou que as aeronaves AEW aumentariam enormemente sua rede de defesa aérea, que consiste em sítios de radar desatualizados ou fixos.

Se as imagens realmente confirmarem a modificação do Il-76 em uma plataforma AWACS ou AEW, comprova que o regime de Kim Jong Un está colocando em ação o seu plano de modernização das forças armadas, em específico, da Força Aérea da Coreia do Norte. Isso ocorre em um momento de tensões elevadas na Península Coreana, depois que o ditador norte-coreano supervisionou o primeiro lançamento bem-sucedido de um satélite militar espião que, possivelmente recebeu ajuda de Moscou.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login